Notícias

Federação italiana proíbe que árbitros usem blogs e redes sociais como o Orkut

Os árbitros italianos estão proibidos de participar de discussões em fóruns, redes sociais como Facebook e Orkut ou mesmo publicar blogs.

A decisão foi informada pelo atual presidente da Associação Italiana de Arbitragem , Marcello Nicchi, eleito esta semana, que divulgou recentemente novas "regras de privacidade e protocolos de comunicação institucional".

 

Árbitros italianos são proibidos de fazer quaisquer comentários públicos em meios de comunicação e não podem sequer ser entrevistados sobre suas decisões após o final das partidas.

 

Nicchi divulgou um comunicado explicitando o que são esses meios de comunicação: "árbitros estão proibidos de fazer comentários públicos incluindo emails, seus próprios websites, listas de email, fóruns, blogs ou grupos de discussão como Facebook e sistemas similares". Quem desobedecer as regras será levado à Comissão Disciplinar.

 

A polêmica surgiu após uma campanha criada no Facebook pela volta ao futebol do juiz Gianluca Paparesta, que criou recentemente um blog e um perfil na rede social. Paparesta foi um dos envolvidos nos escândalos de manipulação de resultados que tomaram conta da Itália em 2006 e culminaram com o rebaixamento da Juventus à Série B e o afastamento de juízes.

 

Paparesta não se intimidou com a decisão e publicou um post em seu blog criticando a nova medida. Ele afirma que o comunicado de Nichi apenas ratifica uma ordem já existente, mas argumenta que essa proibição fere o direito de expressão garantido pela constituição italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios