Notícias

ENTRETENIMENTO: 25 anos após Oscar, filme italiano “Cinema Paradiso” ainda emociona

Quase 25 anos depois de vencer um Oscar, o filme "Cinema Paradiso" ainda é capaz de emocionar o público. Prova disso foi a calorosa recepção que a obra de estreia do diretor italiano Giuseppe Tornatore teve recentemente em Los Angeles, Estados Unidos.

Restaurado digitalmente pelo Istituto Luce Cinecittà e pela grife Dolce & Gabbana, o longa foi exibido na cerimônia de abertura do festival Cinema Italian Style.

Todos os anos, a mostra leva à cidade dos anjos o melhor da produção italiana, incluindo os títulos que disputam uma vaga no Oscar. Mas desta vez o protagonista é Tornatore.

"As pessoas ainda me param na rua para falar sobre 'Cinema Paradiso'. Recebo cartas, mensagens, artigos, convites para presenciar projeções. Estudantes usam o filme em suas teses… Aquela febre que se vive no momento em que uma obra começa sua vida nas salas cinematográficas ainda não terminou", disse o cineasta de 58 anos.

A restauração exigiu seis meses de muito trabalho e foi realizada em um laboratório de Bolonha, na Itália, sempre com o acompanhamento de perto da equipe de Tornatore. O resultado emocionou os muitos profissionais de cinema que assistiram ao filme em Los Angeles.

"No bairro de Nova Jersey onde nasci tinha uma única sala de cinema, então eu me identifiquei com o pequeno Totó. Eu também não tinha dinheiro para entrar no cinema pela porta principal", declarou o ator Danny DeVito. A aplaudir o diretor italiano também estavam a atriz Nastassja Kinski e a mulher do cantor Eros Ramazzotti, Marica Pellegrinelli.

Cinema Paradiso" retrata as lembranças de um cineasta de sucesso, Salvatore Di Vita, despertadas pela notícia da morte de Alfredo, projecionista a quem ele fazia companhia na única sala de sua cidade quando era criança e tinha o apelido de Totó. "A história contada no filme me parecia pessoal. Eu contava a minha história, mas depois do Oscar rodei o mundo para promover o longa e em todo lugar encontrei alguém que me dizia: 'É a história da minha vida'. O mundo está repleto de pequenos Totós", completou Tornatore. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios