Notícias

POLÍTICA ITALIANA: “Popularidade do governo é maior do que a dos partidos”

"Fizemos coisas muito desagradáveis e incômodas, tanto para aqueles que as sofreram como para aqueles que as fizeram. No entanto, a percepção das pessoas deste governo maldito não é rósea, mas o nível de aceitação é muito mais elevado do que o dos partidos", afirmou o premier italiano Mario Monti durante o Fórum Econômico Mundial.

Há uma mensagem importante "para os políticos que irão governar o país: não acreditem que não é possível fazer as políticas certas, caso contrário perderão consensos".

A Europa conseguirá "sair da crise só quando será capaz de retomar o crescimento, mas um crescimento coerente com a disciplina fiscal", acrescentou em seu discurso.

Monti também destacou em Roma a importância das reformas italianas para o cenário europeu, afirmando que a experiência das reformas italianas é "considerada como um espelho, uma perspectiva interessante para os desafios ao nível europeu". Ele também disse estar satisfeito que o "crescimento seja foco das discussões na Europa", ao analisar a fase delicada da União Europeia (UE) frente à crise econômica internacional.

Segundo o chefe do Governo, nesta fase emergem "os limites e os problemas construídos nos últimos 30 anos", mas a integração do mercado único, o euro e a coordenação das reformas estruturais continuam sendo "os três pilares nos quais se deve continuar a trabalhar para resgatar a competitividade da Europa".

A Europa deve olhar para a crise atual "de forma crítica, mas também consciente dos seus próprios valores e princípios, e é importante reduzir as diferenças de competitividade existentes entre as economias do norte da Europa – que tendem a exportar, e as do sul tomadas pelos problemas da dívida pública, e evitando inclusive um acesso ao crédito com taxas muitos diversificadas", observou Monti.

Um ponto consolidado, segundo o premier, é o da consciência europeia de que é "muito importante arrumar as coisas no próprio país, mas também é importante – para se ter um crescimento, a existência de um contexto europeu compartilhado".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios