Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: ENTRETENIMENTO: Competição começa fraca no 70º Festival de Cinema de Veneza
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > ENTRETENIMENTO: Competição começa fraca no 70º Festival de Cinema de Veneza
Notícias

ENTRETENIMENTO: Competição começa fraca no 70º Festival de Cinema de Veneza

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O 70º Festival de Veneza deu a largada na competição pelo Leão de Ouro. O italiano Via Castellana Bandiera, primeiro filme da dramaturga e diretora de teatro Emma Dante, foi exibido pela manhã em sessão de imprensa e arrancou alguns aplausos da plateia. Mas ficou com cheiro de patriotada. O filme não esconde as origens teatrais de sua diretora, que não disfarça a sua inexperiência com a câmera.

Rosa (Emma Dante) e Clara (Alba Rohrwacher) são namoradas e vão a Palermo, na Sicília, cidade natal da primeira, para um casamento. Rosa não para de reclamar, discute por tudo e deixa bem claro estar infeliz ali. As duas vagam perdidas pela confusa cidade até darem de encontro com outro carro na mesma ruela de mão única — a tal via que dá título ao filme. O veículo leva uma família inteira e é dirigido por Samira (Elena Cotta), uma velhinha teimosa que não aceita dar ré para deixar o automóvel de Rosa e Clara passar. Ela não contava, porém, que Rosa seria teimosa na mesma medida.

O impasse acaba atraindo a atenção da vizinhança, que começa a se intrometer. Há um claro ensaio, no filme, para fazer daquela rua um microcosmo que representa toda aquela sociedade, mas faltam à diretora ferramentas cinematográficas para dar conta de um projeto dessa envergadura. Com pouco mais de meia-hora, Via Castellana Bandiera se vê num beco sem saída. A cena não decola, nem na tentativa de fazer do duelo de mulheres uma espécie de western, com o clássico plano das mãos como que prestes a sacar um revólver.

Na sequência, foi exibido Tracks, do americano radicado na Austrália John Curran, que mostrou um pouquinho mais de aptidão para o cinema – mas também passou longe de empolgar. O longa-metragem é baseado na história real de Robyn Davidson (interpretada por Mia Wasikowska, de Alice), uma jovem que atravessou 2.700 quilômetros do deserto australiano na companhia de um cachorro e de quatro camelos, em 1975. Ela levou nove meses para fazer a viagem, acompanhada em alguns pontos pelo fotógrafo Rick Smolan (Girls) para a revista National Geographic. Pouco à vontade no meio de muita gente, Robyn interpretava as visitas de Rick – organizadas em troca do financiamento da jornada – como intromissões. No fim, o extrovertido fotógrafo aprende a conviver com Robyn e a respeitar seu espaço.

Como o desfecho da história é conhecido (ou previsível), Tracks precisaria ter muita força na jornada para realmente ser uma peça interessante. Mas falta-lhe dramaticidade, apesar do bom trabalho de Mia Wasikowska, uma das melhores atrizes de sua geração, e de Adam Driver.

Você pode se interessar também por ...

Berlusconi diz que é o único capaz de governar Itália
Festival de Jornalismo de Perugia, na Itália, debaterá “guerra à informação”
União Europeia prepara ajuda de 330 milhões de euros para agricultores italianos
ESPORTES: Itália vence China e lidera fase final do Grand Prix
Manifestantes fazem ato pró-Palestina no Salão do Livro de Turim
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Eurodeputado italiano pede suspensão de acordo UE-Mercosul após veto à carne do Brasil

Fabio Botto
Fabio Botto
13 de maio de 2026
Itália desmonta esquema de policiais que vendiam dados de jogadores e celebridades
Princesa Kate chega à Itália e recebe honraria histórica em Reggio Emilia
Lufthansa ampliará participação na ITA Airways para 90%
Papa Leão XIV recorda 45 anos de atentado contra João Paulo II no Vaticano
Freira brasileira morre na região da Sicília, sul da Itália, ao salvar companheiras de afogamento
União Europeia proíbe importação de carne brasileira por uso de antimicrobianos
Italiano em quarentena apresenta sintomas de hantavírus após contato com vítima
Governo italiano descarta risco imediato de hantavírus, mas mantém cautela
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?