Notícias

ERIKA BARRETO FONSECA: Berlusconi reclama que foi vítima de julgamento político

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi disse estar surpreso com a condenação a quatro anos de prisão por sonegação de impostos. Ele garantiu que vai recorrer da sentença, atacou os juízes que o condenaram, chamando-os de "politizados" e declarou ainda que o país não é mais uma democracia.

Um tribunal de Milão condenou o ex-chefe de governo da Itália a quatro anos de prisão por sonegação de impostos. Destes quatro anos, ele já conseguiu o perdão de três em função da Lei da Anistia de 2006, aprovada por causa da superlotação das prisões italianas.

É muito improvável, de qualquer forma, que o ex-premiê venha de fato a ser preso. Berlusconi, hoje com 76 anos, ainda poderá recorrer duas vezes contra a sentença antes que a pena seja aplicada. Até lá, ficará livre. E ainda é possível que a pena seja prescrita, pois o prazo para tal vence no próximo ano.

A condenação de quatro anos declarada pelos juízes vai além das exigências da Promotoria, que havia pedido uma penalidade de três anos e oito meses. Além disso, os juízes determinaram que Berlusconi deverá ficar proibido de exercer cargos públicos durante cinco anos. E por três anos não poderá ocupar cargos de liderança em nenhuma empresa. Da justificativa da sentença consta, entre outros, que Berlusconi é um "criminoso nato".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios