Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Escândalo de tráfico de influência derruba ministra italiana
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Escândalo de tráfico de influência derruba ministra italiana
Notícias

Escândalo de tráfico de influência derruba ministra italiana

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

A ministra do Desenvolvimento Econômico da Itália, Federica Guidi, renunciou ao cargo, após ter sido flagrada em uma interceptação telefônica supostamente prometendo agir para favorecer as atividades empresariais de seu namorado, Gianluca Gemelli.   

O grampo ocorreu no âmbito da investigação sobre a gestão ilícita de resíduos em uma unidade da estatal petrolífera ENI na província de Potenza, no sul do país, que já levou à prisão domiciliar de cinco pessoas.   

https://www.provincia.biella.it/

Gemelli, dono de duas empresas do setor, é um dos imputados no inquérito. Segundo a Promotoria, ele cometeu tráfico de influência ao usar sua relação com a ministra para obter favores da petrolífera francesa Total. Para os investigadores, o empreendedor queria ser incluído na lista de prestadores de serviços da multinacional, o que lhe renderia subcontratos milionários.   

Em troca, ele teria prometido a Giuseppe Cobianchi, dirigente da Total na Itália, convencer Guidi a inserir na Lei de Estabilidade de 2015 uma emenda que simplificasse a implantação do projeto Tempa Rossa, um grande depósito de petróleo também situado na província de Potenza.   

O poço será explorado pelo grupo francês, que prevê produzir cerca de 50 mil barris por dia. "Vamos incluir no Senado, se estiver de acordo também a Maria Elena [Boschi, ministra para as Relações com o Parlamento], aquela emenda que me fizeram tirar naquela noite. Se conseguirmos desbloquear Tempa Rossa, do outro lado tudo se moverá", disse Guidi em uma conversa telefônica com Gemelli interceptada pela justiça.   

Questionada pelo namorado se o artigo se referia à multinacional francesa, ela respondeu: "Sim, por isso te disse". Em seguida, o empresário ligou para Cobianchi, da Total, e afirmou: "Te ligo para dar a boa notícia. Lembra que um tempo atrás houve aquela confusão e tiraram uma emenda? Parece que hoje conseguem inseri-la novamente no Senado. Acho que há um acordo com Boschi e os colegas. Está tudo desbloqueado".   

Inicialmente, Guidi havia tentado colocar a emenda em um projeto anterior, chamado "Desbloqueia Itália", mas sem sucesso. Em dezembro de 2014, a ministra propôs incluí-la na Lei de Estabilidade de 2015 e contou com a anuência do governo e de Maria Elena Boschi, responsável pela pasta de Relações com o Parlamento. Desta vez, a tentativa foi bem sucedida.   

Os grampos foram revelados nesta quinta-feira, e, pressionada a se demitir pela oposição, a ministra do Desenvolvimento Econômico apresentou sua renúncia em uma carta ao premier Matteo Renzi. "Caro Matteo, estou absolutamente certa da minha boa fé e da lisura das minhas ações. No entanto, acho necessário, por uma questão de oportunidade política, renunciar ao cargo de ministra. Foram dois anos esplêndidos de trabalho juntos.   

Continuarei como cidadã e como empreendedora a trabalhar pelo bem do nosso maravilhoso país", escreveu.   

https://www.provincia.biella.it/

Renzi, que está em viagem oficial aos Estados Unidos, ainda não comentou o caso. Federica Guidi, de 46 anos, não pertence a nenhum partido e integrava o governo desde fevereiro de 2014, quando o primeiro-ministro assumiu o poder. Antes de entrar para a vida pública, trabalhou nas empresas da família e foi vice-presidente da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria). (Fonte: Ansa)

Você pode se interessar também por ...

Itália publica novas medidas para conter foco de peste suína
Pato oficializa namoro com filha de Silvio Berlusconi, dono do Milan
União Europeia avalia aplicar mais sanções contra Rússia
LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA: Em jogo eletrizante, Bayer e Roma ficam no 4 a 4
Hábitos de turistas italianos mudam com crises econômicas
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Giorgia Meloni agradece homenagem da Venezuela a bombeiros italianos e reafirma apoio

Fabio Botto
Fabio Botto
3 de julho de 2026
Governo eleva número de italianos mortos após terremotos na Venezuela
FUTEBOL ITALIANO: Napoli anuncia Massimiliano Allegri como novo técnico até 2029
Governo italiano destaca “força da amizade” com EUA apesar de divergências
Redentoristas Transalpinos: Novo grupo tradicionalista anuncia ordenação episcopal sem aval de Leão XIV
POLÊMICA: Bispo Dom Schneider apoia ordenação da FSSPX: “Papa não é Deus”
Tribunal de Palermo condena trio à prisão perpétua por massacre exorcista na Itália
Brasileiro é investigado por omissão de socorro após afogamento em piscina na Itália
Governo italiano revoga autorização para projeto de grupo brasileiro na Sardenha
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?