Notícias

Lula chega em Roma para “Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar” e encontro com Berlusconi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou em Roma, onde participará na próxima semana da Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar e se reunirá com o premier italiano, Silvio Berlusconi.

Lula chegou à Itália por volta das 18h45 locais (15h45, no horário de Brasília) deste sábado Antes, ele esteve na França, onde se reuniu com seu homólogo Nicolas Sarkozy.

Em Paris, em coletiva de imprensa, Lula comentou o caso do italiano Cesare Battisti, que poderá estar entre os temas da agenda do almoço oferecido por Berlusconi.

 

Consultado sobre a greve de fome de Battisti, iniciada ontem, Lula desaconselhou este tipo de protesto, relatando que ele mesmo já realizou uma manifestação semelhante, por seis dias, e disse "não a recomendar a ninguém".

 

Questionado sobre sua posição em relação ao caso do ex-militante de esquerda, o presidente voltou a afirmar que tem pouco a fazer, pois o processo está "nas mãos do Supremo Tribunal Federal" (STF). Ele declarou ainda que irá esperar a decisão do STF para se posicionar. 

Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios cometidos na década de 1970, é solicitado pelo Estado italiano para que cumpra sua pena no país. Em janeiro passado, ele obteve do Brasil o status de refugiado político. Agora, o pedido da Itália por sua extradição é analisado pelo Supremo. 
 

Após duas audiências, a votação está empatada, com quatro votos pela deportação e quatro contra. A última sessão, de quinta-feira passada, foi suspensa pelo presidente do STF, Gilmar Mendes, que ainda não se pronunciou. 
 

Antes da viagem de Lula, em declarações à ANSA, o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, afirmou que o tema do italiano "não está excluso" do encontro com Berlusconi, marcado para a próxima segunda-feira.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios