Notícias

Escritora italiana Francesca Duranti morre aos 90 anos

A escritora italiana Francesca Duranti, um dos maiores nomes da literatura do país do século 20, faleceu em Lucca, aos 90 anos.

A causa da morte não foi revelada.

Filha de Paolo Rossi, ex-presidente do Tribunal Constitucional da Itália, Duranti nasceu em Gênova, capital da Ligúria, mas passou boa parte da vida na cidade toscana.

Seus romances são, em geral, autobiográficos, além de serem marcados por uma mistura de realismo e sentimentalismo, assim como por ironia e melancolia.

Seu livro mais conhecido é “A Casa no Lago da Lua”, obra que a tornou finalista do Prêmio Strega e vencedora do Prêmio Bagutta.

Outros trabalhos marcantes de Duranti são: “Sogni mancini” e “L’ultimo viaggio della Canaria”, pelos quais ganhou o Prêmio Nacional de Literatura para Escritoras em 1997 e 2004, respectivamente.

“Francesca Duranti representou uma voz de extraordinária profundidade na literatura italiana, com uma capacidade singular de contar histórias da burguesia com um olhar que era ao mesmo tempo desencantado e compassivo”, afirmou o secretário de Cultura de Gênova, Giacomo Montanari.

“Seus livros continuam sendo uma referência extraordinária para todos aqueles que desejam mergulhar na alma das pessoas, compreender seus limites e fragilidades, mas também vivenciar a força da perseverança e da resistência, não apenas física, mas também moral”, acrescentou. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios