Notícias

Espanha identifica suposto autor de ataque a consulado italiano

A polícia catalã identificou um dos supostos autores dos atos de vandalismo fora do consulado italiano em Barcelona há duas semanas, em apoio ao líder anarquista Alfredo Cospito, que está em greve de fome há mais de três meses na cadeia.

A informação foi confirmada em comunicado oficial divulgada pela imprensa local.

O suspeito, encontrado pelas autoridades é um cidadão italiano, cuja identidade não foi revelada para não atrapalhar as investigações.

O inquérito aponta que ele é um dos integrantes de um grupo de oito pessoas, sendo seis italianos, já suspeitos de ter incendiado uma van das autoridades de Barcelona durante motins em 2021.

Cospito cumpre uma pena de 20 anos de prisão, em sentença que ainda pode ser convertida para perpétua, e está fazendo uma greve de fome para protestar contra o chamado 41-bis, o regime de isolamento total na cadeia e que, geralmente, é imposto para líderes mafiosos.

De acordo com as autoridades italianas, Cospito envia mensagens de dentro do presídio para grupos anarquistas realizarem ataques na Itália. Recentemente, inclusive, sedes diplomáticas em Barcelona e Berlim foram alvos dos atentados.

O médico do anarquista informou que ele está pesando 71 quilos e corre risco de sofrer um edema cerebral e arritmias cardíacas potencialmente fatais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios