Notícias

Esportes: Em momento histórico da Fórmula 1, donos das equipes se reúnem para impor mudanças

A FOTA, associação que congrega as equipes de Fórmula 1, fundada em setembro de 2008, está começando a mostrar sua força e, pela primeira vez em reunião, decidiu de forma unânime alterar alguns pontos do regulamento da modalidade.

 

O primeiro e mais importante é que na pontuação dos GPs o vencedor receberá 12 pontos, o segundo 9, o terceiro 7 e a partir do quarto ao oitavo serão 5,4,3,2,1, respectivamente.

 

As justificativas giram em torno da luta pela vitória ser ainda maior. 

 

Outros pontos técnicos importantes que foram discutidos, para serem aplicado já para 2009, foram o aumento das informações de cada carro para o público e a informação de quanto se colocou e quanto ainda tem de combustível.

 

Houve propostas para a redução do número de testes, o aumento da durabilidade dos motores e as etapas terão um máximo de 250 kilometros ou 1 hora e 40 minutos, tudo isso para reduzir os gastos que os times tem, e para poderem enfrentar a crise.  

 

Apesar do retorno da Honda, que havia solicitado desligamento da modalidade por falta de verba, ainda corre-se o risco de algumas marcas saírem da disputa durante a temporada deste ano. A partir de 2010 a 2012 outras mudanças estão sendo solicitadas. 

 

Todas essas decisões ainda deverão ser aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA, e este é o maior problema. Caso o Conselho se dobre a essas decisões a FOTA ficará ainda mais forte e, aos poucos, poderão deixar Eclestone fora do cenário, porém, se não forem aprovadas, os donos dos grupos prometem fazer movimentações severas, inclusive com greve por tempo indeterminado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios