Notícias

CULTURA: Coralistas italianos visitam museu ao ar livre

O conjunto arquitetônico do museu ao ar livre, que preserva a estrutura de parte de uma colônia italiana localizado em Orleans recebeu visitantes especiais esta semana. Um grupo de italianos, 46 pessoas, que fazem parte do Coral Soldanella, da Província de Trento, na Itália,  “explorou” o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel.

Eles foram recepcionados pelo vice-reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza. Puderam conhecer um pouco mais da colonização italiana no Brasil. Os visitantes ficaram encantados com o local, desde o ambiente único até as ferramentas de trabalho e utensílios domésticos usados na época pelos colonizadores, em exposição permanente do acervo.

A Província de Trento hoje reconhece Orleans como uma cidade Trentino Gemellaggio (Cidades-Irmãs), Orleans e Ala Trento. “É um justo reconhecimento aos descendentes trentinos e italianos que moram em Orleans e região. Tal reconhecimento da italianidade eleva a cultura e as tradições de nossa gente”, disse o museólogo Walter Debiasi.

“A visita foi surpreendente e emocionante por tudo que vimos feito pelos italianos mais de 130 anos atrás aqui no Brasil, mesmo com toda pobreza e miséria que existia na Itália naquela época. Por meio da contribuição dos italianos, construíram uma grande nação, e a Fundação Educacional Barriga Verde está fazendo um grande trabalho cuidando de tudo isso”, elogia o prefeito de Brentonico, Província Autônoma de Trento, que acompanhava o grupo, Giorgio Dossi.

O grupo coralista está em turnê pelo Brasil , também esteve na comunidade de Rio Pinheiro Alto, em uma apresentação para mais de 400 pessoas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios