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Temporada de verão das liquidações começa na Itália

A temporada de verão das liquidações começou, mas as lágrimas do setor começaram muito antes, com cerca de 40 mil empresas obrigadas a encerrar suas atividades nos últimos três anos na Itália.

Os dados são da Federação da Moda de Confesercenti, que se somam aos duros prognósticos de CNA Commercio.

"A partir de entrevistas em uma amostra de 500 comerciantes, com as previsões de gastos para as próximas liquidações, surgiu que 64% estimam uma contração do consumo de 20%" em relação ao ano anterior.

A vice-presidente da Federazione Moda Fismo, Alberta Parissi, lançou pela primeira vez um S.O.S.: "As liquidações de verão chegam em um momento de extrema dificuldade no setor de roupas e calçados. De um levantamento nacional surgem dados preocupantes, com uma queda de 32% no faturamento das empresas nos últimos cinco anos e o risco disso se aprofundar ainda mais".

Nos últimos três anos, das cerca de 40 mil empresas italianas que fecharam suas portas, 4 mil são de Roma e da região do Lazio.

"O crédito despencou", afirmou o presidente da Câmara de Comércio, Maurizio Flammini.

Os saldos são a última esperança para salvar alguma coisa nesta temporada, insinuou a Confesercenti Toscana, o observatório de consumos na área comercial dessa região da Itália.

De acordo com dados divulgados esta semana no primeiro trimestre de 2012 os consumos foram os piores desde 2005: -5,4%, com uma média de -7,4% para as pequenas empresas. 

"Há uma espécie de expectativa", comentou o presidente da associação, Massimo Vivoli. "Não há outra opção senão sermos otimistas: de 2005 a hoje, as empresas de pequeno porte reduziram em 24% seu faturamento". O estoque de mercadorias não vendidas acrescentou o presidente da Confesercenti, é grande e de boa qualidade. "Os descontos que se aplicarão, particularmente interessantes, deveriam induzir muitos clientes a fazer compras inteligentes", considerou esperançoso.

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