Notícias

Estados brasileiros recebem evento de moda italiana

O evento “Italia è Moda – As Jornadas da Moda Italiana no Mundo” desembarcou no Brasil e permanecerá até 14 de novembro, com eventos previstos em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

A iniciativa, lançada pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, no âmbito da diplomacia do crescimento, representa um passo importante na promoção das excelências italianas que a Farnesina, por meio da rede de Embaixadas, Consulados, Institutos Italianos de Cultura e Escritórios da Agência ICE, apoia com o objetivo de valorizar o “Made in Italy” e fomentar sua internacionalização.

Por ocasião da mostra, será apresentada pela primeira vez no Brasil a campanha MAECI-ICE “OpportunItaly”, instrumento do Plano de Ação para Exportação (https://www.esteri.it/wp-content/uploads/2025/03/Piano_dAzione_ export_italiano.pdf), que visa promover conexões comerciais entre empresas italianas e operadores estrangeiros por meio de serviços digitais de business matching e conteúdos voltados a setores estratégicos do Made in Italy.

Em Belo Horizonte, o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, inaugura a mostra “Italian SportDesign and more…”, organizada pelo Consulado-Geral da Itália, em colaboração com a ICE-ITA Brasil, a Fundação Sportsystem, a ANFAO e a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

A exposição, que permanecerá aberta de 16 de outubro a 16 de novembro na Escola de Design, apresenta a história do Distrito Sportsystem de Montebelluna e Asolo — berço do calçado técnico e dos artigos esportivos Made in Italy —, por meio de um percurso dedicado à inovação, ao artesanato e à sustentabilidade.

Ainda em Belo Horizonte, em 24 de outubro, o Consulado-Geral, em colaboração com a agência ICE-ITA, organizará uma mesa-redonda na UEMG com a participação de representantes italianos e brasileiros do setor, designers e importadores.

No Rio de Janeiro, o Consulado-Geral da Itália e a ICE-ITA Brasil organizarão o talk “Exportar a Dolce Vita – Belo e bem feito: o potencial dos produtos de alta qualidade no cenário internacional”, em colaboração com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), com realização no Palácio da Cidade, no dia 22 deste mês.

O evento será conduzido por Olivia Merquior, uma das principais referências no Brasil nos campos da moda, inovação e pensamento crítico, e reunirá importantes representantes dos setores da indústria, design, gastronomia, moda e náutica, tanto italianos quanto brasileiros.

Em São Paulo, o Consulado-Geral da Itália, junto com a ICE e o Istituto Europeo di Design (IED), apresenta a mostra itinerante curada por Clara Tosi Pamphili, intitulada “Italia è Moda”, uma viagem pelo talento criativo, capacidade de pesquisa e experimentação que definem o Made in Italy, trazendo ao Brasil nomes importantes do setor como Federico Cina, Cavia, Marco Rambaldi, Francesco Murano, Durazzi Milano, Magliano e Tiziano Guardini.

Como parte da mostra na capital paulista, no próximo sábado (18), na sede do IED, o Cônsul-Geral Domenico Fornara abrirá um seminário moderado por Pamphili, com participações de Marco Rambaldi, Daniela Russo e Fabrizio Giaccone, da Guarda de Finanças Italiana, dedicado ao processo criativo, à valorização do produto e à proteção da marca.

Na mesma data, ainda em São Paulo, será realizado um segundo encontro da série “Exportar a Dolce Vita”, com o apoio da São Paulo Fashion Week (SPFW), voltado ao valor do tempo e da qualidade na produção de bens de alto padrão.

Em ambas as etapas brasileiras do formato “Exportar a Dolce Vita”, será apresentado o Relatório do Centro de Estudos da Confindustria sobre o potencial produtivo dos setores de alta gama, elaborado em colaboração com a Confindustria Moda, Confindustria Accessori Moda, ANFAO, Federalimentare, FederlegnoArredo e Confindustria Nautica.

Na véspera da programação, o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, declarou: “As Jornadas da Moda Italiana no Brasil confirmam o papel central que este país desempenha no contexto do Plano de Ação para a exportação italiana nos mercados emergentes.

Por meio de iniciativas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, apresentamos a Itália como um sistema que une criatividade, manufatura e sustentabilidade, fortalecendo os laços entre cultura e negócios”, afirmou o diplomata.

A iniciativa é apoiada pela Agência Italiana de Comércio (ICE) e pelas principais associações comerciais da indústria da moda – ANFAO, Câmara Nacional da Moda Italiana, Confapi Uniontessile, Confartigianato Moda, Confartigianato Orafi, CNA Federmoda, CNA Orafi, Confindustria Accessori Moda, Confindustria FEDERORAFI, Confindustria Moda – Federação Têxtil e de Moda, Cosmetica Italia e Altagamma.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios