Notícias

Estilista italiana Antonella Cannarozzi leva moda para os figurinos do cinema

Cada elemento de uma produção cinematográfica é pensado e repensado para que o resultado final seja o melhor e mais sincero possível. A escolha do figurino é parte disso.

A italiana Antonella Cannarozzi é uma das grandes figurinistas do mundo, responsável por diversas e premiadas produções italianas. Seu olhar único, e sua paixão por moda e cinema a fizeram praticamente uma celebridade em seu segmento.

Cannarozzi nasceu em Taranto, na Itália, e estudou design de cena na Universidade de Florença. Apaixonada por moda, ela começou a trabalhar como figurinista em diversos comerciais, até chamar a atenção de importantes diretores e começar a fazer o figurino para o cinema italiano.

Entre seus principais trabalhos estão Tano da Morire, de Riberta Torre, vencedor do 54º Festival de Cinema de Veneza; In Memória Di Me, de Saverio Constanzo; Província Meccanica, de Stefano Mordini, vencedor do Festival de Cinema de Berlim; 100 Escovadas Antes de Dormir, de Walter Fasano; e L'Uomo Che Ama, de Mari Sole Tognazzi, filme de abertura da terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Roma.

Uma parceria de sucesso foi entre Cannarozzi e o diretor Luca Guadagnino. Ela foi responsável pelo figurino de seu novo filme "I Am Love" (em breve nos cinemas brasileiros), que traz a atriz Tilda Swinton como protagonista. Dar forma à personagem de Tilda, Emma Recchi, foi um trabalho difícil para a italiana, que começou sua pesquisa com looks monocromáticos, adicionando cores fortes como tangerina e vermelho escarlate de acordo com as mudanças na vida de Emma, e terminou com tons sóbrios por conta de todos os dramas. Para a figurinista, a beleza de seu trabalho está em viver a moda, utilizando tudo como inspiração, desde filmes clássicos, até mulheres comuns nas ruas e criar do zero uma identidade.

O trabalho de Antonella Cannarozzi começa com uma pesquisa de material da década onde o filme é retratado. A escolha da silhueta que será usada, e a procura por tecidos, cores e texturas é imprescindível para dar vida aos personagens. O resultado dessa pesquisa depois é levado a grandes marcas como Fendi e Jill Sanders (usadas no filme I Am Love). Outra parte do trabalho é desenhar algumas peças exclusivas para os filmes, deixando seu lado estilista falar mais alto. Estilo e cinema andando juntos!

O filme "I Am Love" estreou recentemente fora do Brasil, e ainda não tem previsão de estreia nas salas nacionais. (EPTV)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios