
Uma basílica de Roma, capital da Itália, foi palco do funeral do estilista italiano Valentino Garavani, em cerimônia marcada pela presença de ícones da moda de luxo.
A missa fúnebre foi o ato final da despedida de um dos símbolos da alta-costura no século 20, após dois dias de velório que receberam 10 mil admiradores de diversas cidades do país e do mundo.
A cerimônia teve a presença de personalidades como a atriz Anne Hathaway, que colaborou com o estilista por cerca de 20 anos, e a jornalista Anna Wintour, histórica editora-chefe da “Vogue”, além de ícones da alta-costura, como Tom Ford, Anna Fendi, Donatella Versace, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli.
Após o funeral, o caixão de Valentino seguiu em cortejo para sepultamento no Cemitério de Flaminio-Prima Porta, em Roma.
Natural de Voghera, o estilista é um dos nomes mais lendários da moda italiana e internacional. Ao longo de sua carreira, trabalhou com inúmeros símbolos da alta sociedade e do entretenimento, desde a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy Onassis até Elizabeth Taylor, Sharon Stone, Linda Evangelista e Gisele Bündchen.
Ele fundou a grife Valentino, com sede em Milão, em 1960, e só deixou o comando da maison em 2007. Cinco anos depois, a marca foi vendida à empresa Mayhoola for Investments, do Catar, com o grupo Kering adquirindo, em 2023, uma participação de 30% no negócio.



