Notícias

Estudo revela que mais de 1 milhão de crianças italianas estão com excesso de peso

Mais de um milhão de crianças estão com excesso de peso e 400 mil são obesas. Representam, respectivamente, 22,9% e 11,1% de todas as crianças entre 8 e 9 anos na Itália. Trata-se de uma faixa etária que também negligencia os bons hábitos alimentares e não pratica esporte. É o resultado do segundo levantamento de dados de "Okkio alla salute", um projeto de monitoramento do Centro Nacional de Epidemiologia, Vigilância e Promoção da Saúde (CNESPS), do Instituto Superior da Saúde italiano (ISS).

Os dados mais recentes, de 2010, confirmam o que se verificou em 2009, especialmente quanto aos maus hábitos à mesa: 9% das crianças pulam o desjejum e 30% consomem refeições desequilibradas em termos de carboidratos e proteínas. Além disso, 68% fazem um lanche no meio da manhã 'muito abundante', 23% dos pais afirmaram que seus filhos não consomem frutas e verduras diariamente, enquanto 48% consomem diariamente bebidas açucaradas e refrigerantes.

Pelo segundo ano consecutivo se detectou uma diferença significativa entre o norte e o sul do país. Nas regiões do sul, se registram picos de sobrepeso e obesidade de até 48%, como no caso da Campania; enquanto que no norte esse percentual é menor, chegando a até 15% em Bolzano. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios