
O governo do presidente Donald Trump elevou o nível de alerta de viagem para a Itália, convidando os turistas norte-americanos a “terem mais cautela” devido ao “risco de violência terrorista”.
Emitido em 23 de maio e divulgado pela imprensa local, o “aviso de viagem” eleva a pontuação reservada ao território italiano do nível básico de um para dois.
“Há risco de violência terrorista, incluindo ataques terroristas e outras atividades na Itália”, diz.
A maioria dos países da UE está no nível “um” em uma escala de um a quatro, enquanto Espanha, Alemanha e França estão no nível dois.
A medida alerta que terroristas podem atacar “com pouco ou nenhum aviso” e recomenda cautela em atrações turísticas, listando os alvos mais comuns. Entre eles estão pontos turísticos, centros de transporte, shopping e mercados, prédios do governo local, hotéis, clubes e restaurantes, locais religiosos, parques, eventos esportivos e culturais, além de escolas, áreas públicas e aeroportos.
“Aqueles que desejam viajar para a Itália devem ficar atentos aos pontos turísticos, verificar a mídia local para obter notícias de última hora e estar preparado para ajustar seus planos”, diz o comunicado.
O alerta ainda pede para os turistas norte-americanos que planejam viajar para o país europeu preparar um “plano de contingência para situações de emergência” e se inscrever em um programa de “viajantes inteligentes” para receber mensagens da Embaixada dos EUA e facilitar a localização em caso de necessidade.
O Departamento de Estado, porém não explicou o que motivou a alteração neste momento.