Notícias

66.º Festival Internacional de Cinema de Veneza começa com exibição de filme de Giuseppe Tornatore

O Festival  de Veneza começa nesta quarta, 2, com a exibição do filme Baaria, de Giuseppe Tornatore Cinema Paradiso, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1989), o primeiro longa italiano a abrir a mostra em 20 anos, mas antes disso, aconteceu nesta terça-feira, uma homenagem especial ao cineasta Mario Monicelli, de 94 anos, que continua em atividade.

 

O 66.º Festival Internacional de Cinema de Veneza vai de 2 a 12 de setembro no famoso teatro Lido. É um dos festivais mais antigos do mundo.

 

O diretor desta edição é Marco Müller, que tem comandado o evento desde 2004.

 

Dois filmes brasileiros serão exibidos na mostra Horizonte, que não é competitiva, mas tem o prestígio de apresentar um panorama do melhor do cinema mundial: Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, e Viajo porque Preciso e Volto por que Te Amo, de Karin Aïnouz e Marcelo Gomes. Os dois filmes têm o ator Paulo José no elenco. Há ainda o curta brasileiro O Teu Sorriso, de Pedro Freire, na mostra de curtas.

 

O júri é presidido pelo diretor taiuanês Ang Lee. Vai avaliar 23 longas, entre eles mais um ácido documentário do americano Michel Moore: Capitalism: A Love Story.

 

Na briga, estão ainda o francês Persécution, de Patrice Chéreau e com Charlotte Gainsbourg (Anticristo, em cartaz no Brasil) como protagonista, e Bad Lieutenant: Port of call New Orleans, do alemão Werner Herzog.

 

Mas um nome que tem chamado bastante atenção entre os concorrentes ao principal prêmio do festival é o do estilista americano Tom Ford, que apresentará no Lido seu primeiro trabalho como diretor: A Single Man, uma adaptação de um romance de Christopher Isherwood, com Julianne Moore e Colin Firth no elenco.

 

Um filme que pode surpreender é The Road, em que John Hillcoat adapta uma obra do sempre difícil Cormac McCarthy e conta uma história pós-apocalíptica protagonizada por Viggo Mortensen e Charlize Theron.

 

A lista da mostra competitiva traz vários filmes italianos, como Lo Spazio Bianco (Francesca Comencini), La Doppia Ora (Giuseppe Capotondi) e Il Grande Sogno, do também ator Michele Plácido.

 

Outro ator-diretor, neste caso japonês, Shinya Tsukamoto vai apresentar Tetsuo the Bullet Man. A Ásia também se faz presente com Yi Ngoi (Pou-Soi Cheang), e Lei Wangzi (Yonfan), ambos de Hong Kong, e Ahasin Wetei, do cingalês Vimukhti Jayasundara.

 

Do Oriente Médio, foram selecionados Al Mosafer, do egípcio Ahmed Maher (Egito), e Levanon, do israelense Samuel Maoz.

 

Disputam ainda o Leão de Ouro, o veterano francês Jacques Rivette (39 Vues du Pic Saint Loup), sua compatriota Claire Denis (White Material), o belga Jaco van Dormael (Mr. Nobody) e a austríaca Jessica Hausner (Lourdes). (Grupo O Estado)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios