Notícias

Europa recebeu mais de 500 mil imigrantes e refugiados neste ano

Mais de 522 mil refugiados e imigrantes chegaram à Europa por via marítima desde o começo deste ano, revelou a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Do total de 522.134 mil pessoas, 388.324 desembarcaram na Grécia, 130.891 na Itália e 2.819 na Espanha, apontou a organização em comunicado.

O diretor-geral da OIM, general William Lacy Swing, explicou que "guerras, governos, pobreza extrema e mudança climática estão forçando que um maior número de pessoas saiam de seus países em condições desesperadoras".

"O que nos preocupa é o jeito que esses imigrantes e refugiados chegam à Europa, arriscando sua morte no mar ou nos desertos e colocando suas vidas nas mãos de contrabandistas inescrupulosos", concluiu.

Enquanto a rota do Mediterrâneo registra o maior número de mortos – 2.691 imigrantes se afogaram ou estão desaparecidos desde o início do ano – nas últimas semanas aumentou a cifra de incidentes no mar Egeu, onde subiu para 246 o número de fatalidades neste período.

Itália – Há anos, a Itália, principalmente a ilha de Lampedusa, no sul do país, sofre com naufrágios de embarcações ilegais que tentam alcançar o território europeu. Em 2013, um acidente provocou a morte de mais de 360 pessoas e se tornou uma das principais tragédias locais. Desde então, o governo italiano faz apelos para que a União Europeia (UE) adote medidas conjuntas para resolver a crise, apesar da resistência de alguns países. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios