Notícias

Itália festejará a tradicional “Festa de San Gennaro”, o Padroeiro de Nápoles

É chegada a hora da tradicional e solene procissão do busto de San Gennaro (São Januário) e do relicário contendo o sangue do mártir e Padroeiro de Nápoles, que começa na Catedral e termina na Basílica de Santa Clara. 
     
O evento ocorre no próximo sábado à tarde (1º de maio). Reza a lenda, que seu sangue se liquefaz milagrosamente duas vezes por ano: em 19 de setembro, o dia do santo, e no primeiro sábado de maio. Nestas duas ocasiões uma ampola que supostamente conteria o sangue seco do santo, é retirada da catedral de Nápoles e levada em procissão pelas ruas da cidade. Quando o sangue não se liquefaz, a superstição local diz que um desastre se aproxima.
     
A procissão também é conhecida como "degli infrascati", pelo hábito dos membros do clero participantes de se protegerem do sol cobrindo a cabeça com uma coroa de flores.
     
O arcebispo local, cardeal Crescenzio Sepe, será recebido na Capela do Tesouro no fim da tarde de sábado. Na sua presença, o abade, monsenhor Vincenzo De Gregorio, procederá à abertura do cofre que guarda as relíquias do Santo Padroeiro.
     
No decorrer de toda a semana, o relicário contendo o sangue de San Gennaro será "venerado diariamente na catedral", pela manhã e à tarde.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios