
A Federação Internacional dos Críticos (FIPRESCI) divulgou seu prêmio de melhor filme da competição no Festival de Veneza à produção austríaca, falada em francês, "Lourdes", de Jessica Hausner.
Na justificativa, o júri de críticos apontou que o filme austríaco "surpreende do começo ao fim com uma abordagem inusitada e original de um assunto raramente tratado no cinema". O enredo trata da peregrinação de pessoas doentes ao santuário católico de Lourdes e da ocorrência de um suposto milagre a uma mulher, que sofre de esclerose múltipla (vivida pela atriz francesa Sylvie Testud).
Na seção Horizontes, a FIPRESCI elegeu o filme vietnamita "Choi Voi", de Bui Thac Chuyen, destacando sua "maturidade e riqueza cinematográfica".
"Lourdes" venceu outro prêmio paralelo em Veneza, atribuído pela organização católica de comunicação SIGNIS. A mesma entidade concedeu uma menção honrosa ao drama de guerra israelense "Lebanon", de Samuel Maoz.
"The Hole", mais recente trabalho do norte-americano Joe Dante, recebeu o prêmio Persol para o melhor filme 3D do ano. É a primeira vez que o Festival de Veneza inclui uma premiação deste tipo.