
O ex-ministro italiano da Economia Giulio Tremonti defendeu mais cortes nas despesas públicas para alcançar o rigor econômico proposto pelo plano de austeridade do premier Mario Monti, que deve ser votado no Senado antes do Natal. "O rigor pode ser feito reduzindo a despesa pública", assinalou o ex-titular do governo de Silvio Berlusconi, em entrevista à imprensa italiana. Em sua opinião, a manobra atual "é muito desbalanceada do lado dos impostos e livra outras coisas que deveriam estar lá".
Tremonti criticou a proposta contida na manobra de aumento de impostos sobre vários setores da população. Ele também atacou a ausência de propostas para o crescimento econômico.
O pacote de Monti deve ser aprovado no Senado antes do Natal sem modificações, como previu o presidente da casa legislativa, Renato Schiafani.
"Estou certo de que o Senado fará como sempre sua parte e respeitará os prazos", indicou.
Ele ainda descartou a possibilidade da realização de eleições nacionais nos próximos meses, uma vez que faz "pouco tempo que as forças políticas foram consultadas" e apoiaram um "governo técnico".