Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Ex-piloto de F1 e multicampeão paralímpico Alessandro Zanardi morre na Itália
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Ex-piloto de F1 e multicampeão paralímpico Alessandro Zanardi morre na Itália
Notícias

Ex-piloto de F1 e multicampeão paralímpico Alessandro Zanardi morre na Itália

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

O ex-piloto de Fórmula 1 e multicampeão paralímpico italiano Alessandro Zanardi morreu aos 59 anos.

A informação foi divulgada pela família do bolonhês e pela organização que fundou para apoiar atletas com deficiência, a Obiettivo3. A causa da morte não foi revelada.

“É com profunda tristeza que a família anuncia o falecimento repentino de Alessandro Zanardi. Alex faleceu em paz, cercado pelo amor de seus entes queridos. A família agradece sinceramente a todos que expressaram suas condolências neste momento e pede respeito à sua dor e privacidade neste período de luto”, disseram os familiares.

Natural de Bolonha e dono de uma notável história de superação, Zanardi recebeu diversas homenagens. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que o país “perdeu um grande campeão e um homem extraordinário”, enquanto o ministro do Esporte, Andrea Abodi, declarou que uma “luz extraordinária se apagou”.

“Alex era capaz de transformar cada provação da vida em uma lição de coragem, força e dignidade. Ele sempre conseguia voltar ao jogo, enfrentando até os desafios mais difíceis com determinação, clareza e uma fortaleza incomum”, escreveu a chefe de governo.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o multicampeão “demonstrou uma personalidade extraordinária mesmo após o gravíssimo acidente que sofreu”, em 2020, quando perdeu o controle de sua handbike durante uma prova em estrada e colidiu com um caminhão que vinha no sentido oposto.

Após o acidente, Zanardi passou por diversas cirurgias no rosto e na cabeça e enfrentou um intenso processo de reabilitação. Desde então, a família manteve discrição sobre seu estado de saúde. O ex-piloto completaria 60 anos em outubro.

Protagonista de uma das maiores histórias de superação do esporte moderno, Zanardi foi bicampeão da antiga CART (1997 e 1998) e disputou cinco temporadas na Fórmula 1, a última em 1999, pela equipe Williams.

Ao retornar à CART, em 2001, sofreu um grave acidente no circuito oval de Lausitz, na Alemanha, que resultou na amputação de suas duas pernas. Ainda assim, nunca abandonou o automobilismo: após longa recuperação, competiu no WTCC e conquistou três vitórias.

Foi no paraciclismo, porém, que encontrou seu maior sucesso. A partir de 2007, passou a acumular pódios e conquistou três medalhas paralímpicas nos Jogos de Londres-2012, duas de ouro e uma de prata.

Quatro anos depois, nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, repetiu o feito ao conquistar mais três medalhas: novamente duas de ouro e uma de prata.

Você pode se interessar também por ...

Itália encontra corpo de piloto desaparecido em 1943
Homenagem a Senna em Ímola, na Itália, reúne mais de 20 mil pessoas
Italianos são detidos em centro de migrantes nos Estados Unidos
Lula revelará destino de Cesare Battisti após acórdão do Supremo Tribunal Federal
“Faremos de tudo para mudar a Itália”, diz primeiro-ministro italiano Renzi, em visita aos EUA
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Governo Giorgia Meloni se torna o segundo mais longevo da República Italiana

Fabio Botto
Fabio Botto
2 de maio de 2026
Embora desagrade os ítalo-descendentes, nova leia da Cidadania Italiana traz dois benefícios, diz embaixador
Itália pede informações ao Uruguai sobre adoção de criança por ex-deputada, diz mídia
Papa Leão XIV destaca missão da Igreja de “construir pontes” e “acolher a todos”
Confrontos marcam protesto do Dia do Trabalho em Turim, na Itália
Estados Unidos devolvem mais de 330 bens culturais roubados à Itália
Governo italiano garante ter reservas de combustível de aviação para até fim de maio
Incêndio na Toscana, na Itália, força evacuação de milhares de pessoas
Papa Leão XIV critica “consumo egoísta” e pede “medidas concretas” contra fome
- Publicidade -
Ad imageAd image
2007 - 2025 © Radio Italiana | UNO
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?