Notícias

Ex-presidente da Itália Giorgio Napolitano morre aos 98 anos

O ex-presidente da Itália Giorgio Napolitano, que estava internado há tempos em uma clínica de Roma, faleceu aos 98 anos.

O estado de saúde do político, que passou por uma cirurgia no abdômen em maio de 2022, se agravou nos últimos dias.

As máquinas que davam apoio à respiração foram desligadas no início desta semana, mas o coração do ex chefe de Estado continuou batendo por alguns dias.

O exterior da Clínica Salvator Mundi, em Roma, estava lotado de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, mas a família e a unidade de saúde pediu que os profissionais ficassem afastados.

Os dois filhos, Giulio e Giovanni, e a mulher, Clio Maria Bittoni, de 89 anos, foram visitá-lo praticamente todos os dias.

O adeus a Giorgio Napolitano será dado no Palazzo Madama, sede do Senado italiano. A expectativa é de que, a pedido da família, as cerimônias sejam laicas.

Napolitano foi o 11º presidente na história da República Italiana e o primeiro a ser reeleito para um segundo mandato, abrindo um precedente que seria seguido por seu sucessor, Sergio Mattarella.

Ele chefiou o Estado entre maio de 2006 e janeiro de 2015, quando renunciou ao cargo devido à idade avançada. Napolitano também foi presidente da Câmara dos Deputados (1992-1994), ministro do Interior (1996 1998) e ministro da Defesa Civil (1996-1998), além de parlamentar por quase 40 anos.

Atualmente, era senador vitalício, cargo a que todos os presidentes eméritos da Itália têm direito.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios