Notícias

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi pede comissão para investigar “complô”

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi pediu a abertura de uma comissão para investigar o possível complô que articulou sua saída do governo em 2011.

"Neste momento, estamos diante de fatos enormes que precisam ser investigados por uma comissão. A minha renúncia foi responsável, mas não livre. Houve muita pressão", afirmou Berlusconi.

O presidente italiano, Giorgio Napolitano, disse que Berlusconi renunciou ao cargo em 2011 de maneira "livre e responsável". A declaração de Napolitano veio após uma polêmica criada pelo ex-secretário de Tesouro dos Estados Unidos Timothy Geithner, que contou que havia um complô para tirar Berlusconi do poder.

Em seu livro "Stress Test -Reflexões sobre Crises Financeiras", lançado nessa semana, Geithner afirmou que havia um complô em países europeus para derrubar Berlusconi do poder, em plena crise financeira e monetária no continente. O ex-secretário conta que alguns líderes chegaram a se aproximar e propor ao presidente Barack Obama um plano para tirar Berlusconi da cena política. Mas Geithner garante que os EUA não quiseram se envolver com isso. "Não podíamos ter esse sangue nas nossas mãos", disse.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios