Notícias

Reduto da máfia italiana elege 1º prefeito em 10 anos

Considerada um reduto da máfia italiana, a cidade de Platì, na região da Calábria, conseguiu eleger democraticamente seu primeiro prefeito após 10 anos de administração comissariada. O novo prefeito é Rosario Sergi, que conquistou 1.275 votos, o que corresponde a 63,4% dos escrutínios das eleições municipais realizadas na Itália.   

Sergi, cuja candidatura foi apresentada de maneira independente como Lista Cívica, venceu a candidata Ilaria Mittiga, filha do ex-prefeito Francesco Mittiga, cujo mandato foi dissolvido em 2003 por influência da máfia.

O político chegou a ser preso, mas posteriormente foi absolvido e tentou se reeleger em 2014, sem sucesso. Em 2015, a cidade não conseguiu realizar eleições porque nenhuma lista de candidatos foi apresentada. A Comissão Parlamentar Antimáfia agora mantém sob vigilância o município, que registrou anomalias durante as campanhas eleitorais, inclusive com Rosario Sergi.

Uma outra candidata, Annarita Leonardi, apoiada pelo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, chegou a desistir da corrida eleitoral. Membro do governista Partido Democrático (PD), Leonardi justificou a decisão dizendo que "não havia condições políticas". A cidade de Platì fica na província de Reggio Calabria e tem cerca de 3,8 mil habitantes. Historicamente, os moradores preferem não votar nas eleições com medo do grupo mafioso 'Ndrangheta.(Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios