Notícias

Exposição “Artistas brasileiros na Itália” está em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes do RJ

O quadro Vista de Roma, do pintor brasileiro Agostinho da Mota, além de trazer a paisagem da capital da Itália, representa o fascínio que a cultura do país europeu exercia sobre os artistas brasileiros nos séculos XIX e XX. Agostinho da Mota, dentre outros consagrados artistas nacionais, assimilaram a cultura italiana, que contribuiu para a definição de seus estilos e a construção de seus legados.

O resultado do aperfeiçoamento de artistas do Brasil em algumas das mais renomadas instituições artísticas italianas pode ser visto na exposição Artistas brasileiros na Itália no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. A mostra ficará aberta ao público até o dia 26 de agosto, e a entrada é franca.

A exposição integra o Momento Itália Brasil e faz parte das comemorações dos 75 anos do MNBA, que é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.

Cerca de 97 obras compõem o acervo da mostra, elaborada a partir da coleção de arte brasileira do Museu Nacional de Belas Artes. As cinco salas expositivas reúnem pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de 38 artistas, como os consagrados Vitor Meireles, João Zeferino da Costa, Rodolfo Bernardelli, José Pancetti, Carlos Oswald, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Iberê Camargo e Darel.

Experiências estéticas

Artistas brasileiros na Itália também proporciona uma reflexão do fazer artístico dos anos mil e oitocentos, do século XX até a contemporaneidade e repassa a relação entre a então Academia Imperial de Belas Artes, cujo acervo foi herdado pelo MNBA, e instituições italianas – como a Academia San Lucca, em Roma, e os ateliês particulares, destacando os de Minardi e Consoni. A capital italiana passou a receber os artistas nacionais de destaque que eram premiados com viagens para aprimorar os estudos.

Segundo o curador Pedro Xexéo, desde o Renascimento, o conhecimento direto do riquíssimo passado cultural desse país foiconsiderado essencial para se adquirir uma educação completa.

“Foram estas qualidades que tornaram a Itália e, principalmente, Roma, fascinantes para um número significativo de artistas brasileiros que buscaram a experiência e o aperfeiçoamento que o Brasil ainda não oferecia, através de sua única instituição especializada, a Academia Imperial das Belas Artes do Rio de Janeiro”.

Momento Itália Brasil

A exposição Artistas brasileiros na Itália exalta os fortes vínculos artísticos e culturais entre Brasil e Itália e faz parte da celebração entre os dois países do “Momento Itália Brasil”. O projeto tem programação de arte, cultura, ciência e economia, reforçando as ligações sociais, culturais, econômicas e os fluxos turísticos bilaterais.

Serviço:

Exposição: Artistas brasileiros na Itália
Curadoria: Monica Xexéo, Daniel Barreto, Pedro Xexéo e Laura Abreu.

Abertura: 26 de junho, às 19h.
Período: de 27 de junho a 26 de agosto
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Entrada de visitantes até 30 minutos antes do fechamento do museu.
Visitação Gratuita.

O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2219-8474

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios