Notícias

FABIO BOTTO FARHAN:Governo italiano estuda fechamento dos hospitais psiquiátricos prisionais do país

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, se reuniu com o senador Ignazio Marino, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que analisa a situação e estuda saídas para o fechamento dos hospitais psiquiátricos prisionais do país.

Segundo uma nota divulgada pelo Palácio Chigi (sede do governo italiano), ambos discutiram as principais questões que surgiram durante as investigações e, em particular, sobre as condições de vida e tratamento dentro dessas instituições de saúde. 

Marino afirmou que o encontro com Monti "foi muito proveitoso e certamente útil para superar a realidade atual dos hospitais psiquiátricos penais" e recordou que ainda hoje um preso morreu em um estabelecimento similar em Barcellona Pozzo di Gotto, em Messina.

De acordo com o senador, é bem provável que este homem – que estava doente há muito tempo, mas nunca conseguiu respostas médicas adequadas para os seus problemas – já não representasse um perigo para a sociedade. 

"Durante este mês de janeiro, a CPI convidará para audiência os ministros Renato Balduzzi (Saúde) e Paola Severino (Justiça) para apontar a eles os caminhos mais eficazes e rápidos para fechar estes lugares que representam uma vergonha para o nosso país", declarou Marino.

Segundo ele, "nosso objetivo é assegurar condições de dignidade e assistência médica adequada aos pacientes que estão presos nestas instituições sanitárias, que não são nada diferentes dos antigos manicômios criminais".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios