Notícias

JORNAL FRANCÊS “LE MONDE”: “A Itália está voltando ao normal?”

Uma torre de Pisa que se desmonta e o título "O pós-Berlusconi, a Itália está voltando ao normal?", foi a capa da revista do jornal francês Le Monde, da França. Dentro dela, cinco páginas dedicadas à Itália do premier Mario Monti.

"Tudo Monti, se lê no longo artigo do correspondente de Roma do jornal, uma mistura de rigor, tradição e humor. E depois de 100 dias no poder foi capaz de impor o seu estilo em uma Itália remendada e enojada pelos excessos de seu antecessor".

De acordo com o repórter, "esta mudança tem o seu símbolo: um casaco de lã impermeável nascido no Tirol e na província de Bolzano. Essa peça do vestuário de Monti deve entrar para a história como o barrete frígio dos sans-culottes de 1789".

"As vedetes e o cashmere deram lugar a professores e casacos de lã. Plano de austeridade, caça aos sonegadores… a conversão 'express' da Itália, orquestrada pelo novo primeiro-ministro, é algo impressionante. Será de fato possível trocar tão rapidamente o vício pela virtude?", ponderou a revista.

A mudança elogiada pelo jornal francês, que "funciona" com Sarkozy, Merkel, Cameron e Obama, que destacam este ex-Goldman Sachs, "ainda é frágil": "'Não temo tanto o Berlusconi em si, mas sim o Berlusconi que há em mim', disse o cantor Giorgio Gaber, recorda o Le Monde no fechamento da matéria. 'Berlusconi acabou, disse hoje Stefano Rodotà, mas será que acabamos com o berlusconismo?'".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios