
A família Berlusconi acertou a venda do time de futebol Monza para a firma de investimento americano Beckett Layne Ventures (BLV). Significa o fim do domínio dos Berlusconi sobre o clube e o futebol na Itália.
O falecido bilionário, empresário e político Silvio Berlusconi, quatro vezes primeiro-ministro da Itália, exerceu grande influência no futebol italiano. Em 1986, tornou-se acionista majoritário do Milan, do qual também foi presidente por três décadas. Em 2018, adquiriu o Monza. Ele morreu em 2023, aos 86 anos.
O Monza jogou sua primeira temporada na Série A em 2022 e 2023. O clube permaneceu na primeira divisão por três temporadas, mas rebaixado em maio deste ano.
“A Fininvest (holding da família Berlusconi) e a Beckett Layne Ventures (BLV) anunciam que assinaram um acordo hoje para a venda de 100% do capital social do AC Monza para a BLV”, diz um comunicado conjunto divulgado pela imprensa italiana. “A transação prevê uma transferência inicial de 80% das ações até o verão, com os 20% restantes a serem transferidos até junho de 2026.”