Notícias

Premier italiano Matteo Renzi quer que Itália seja líder na Europa

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi se reuniu com representantes de diversos sindicatos e de empresas italianas para debater seu projeto, chamado de "Jobs Act".

"Queremos voltar a ser líderes na Europa. Estamos absolutamente disponíveis para ouvir opiniões divergentes, mas o importante é que se ande para frente. Já melhoramos, mas ainda há o que melhorar. O país precisa mudar e não pararemos por vetos ou opiniões negativas", afirmou o premier aos convidados.

Ele ainda antecipou que o Parlamento decidirá se dará ou não um voto de confiança ao projeto. Renzi também pediu um "clima de confiança" no país e disse que o "posicionamento com que chegamos à reunião com líderes europeus é extraordinário para colocar as reformas em campo".

Líderes dos países da União Europeia estarão em Milão para debater a economia no bloco e o premier italiano já recebeu o apoio da Alemanha para levar à frente sua reforma trabalhista.

O premier destacou que o governo fará ainda um combate mais efetivo à evasão fiscal, cruzando os dados do governo com as informações bancárias das empresas e marcou um novo encontro com os representantes dos sindicatos no dia 27 deste mês.

A polêmica em torno da reforma em questão se refere às modificações no artigo 18 do Estatuto dos Trabalhadores, que regula as demissões sem justa causa nas empresas com mais de 15 funcionários. Entre outras coisas, a atual lei autoriza a reintegração do empregado mandado embora sem motivo justificado, e nas mesmas condições de antes, além do pagamento de indenização.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios