
A Ferrari usará uma pintura especial em seus carros no Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, para celebrar o 50º aniversário do primeiro título do tricampeão Niki Lauda (1949-2019) na categoria, em 1975.
O layout especial do SF-25 foi divulgado pela escuderia de Maranello e conta com o mesmo tom de vermelho utilizado no icônico 312-T, bem como as duas faixas brancas nas laterais do monoposto, com os nomes de Charles Leclerc e Lewis Hamilton em letra cursiva.
Além disso, a tampa de motor foi pintada de branco, remetendo a uma das principais marcas visuais do carro do primeiro título de Lauda. Já os números dos pilotos serão exibidos na cor preta, dentro de um quadrado branco com borda vermelha.
Outro detalhe é que a asa traseira foi pintada em prata metálico, em referência ao alumínio utilizado antes de a fibra de carbono se tornar o padrão na F1.
Leclerc e Hamilton também usarão macacões, sapatilhas e capacetes que remetem ao estilo e às cores da época, enquanto os mecânicos vestirão uniformes inspirados na temporada de 1975, com o retorno do logotipo retangular da Ferrari no lugar do escudo.
Lauda conquistou seu primeiro título mundial há 50 anos, superando o brasileiro Emerson Fittipaldi, que corria pela McLaren. O austríaco repetiria a dose pela Ferrari em 1977, com uma versão atualizada do 312-T, e se tornaria tricampeão em 1984, com a McLaren.
Atualmente, a equipe italiana não vive uma boa fase na F1 e já acumula quase 20 anos sem títulos. Apesar de ser vice-líder no Mundial de Construtores em 2025, abandonou a última prova, na Holanda, com os dois carros e ainda não conseguiu nenhuma vitória na temporada.