Festival di SanremoMúsica Italiana

Festival de Sanremo 2026 anuncia novidades e diminui participantes

Os organizadores da 76ª edição do Festival de Sanremo anunciaram novidades no regulamento do próximo concurso musical, que ocorrerá entre 24 e 28 de fevereiro de 2026, com a redução do número de concorrentes principais.

Agora, o evento será realizado com 26 “grandes artistas” e outros quatro da categoria “revelações”, sendo dois selecionados durante a final do “Sanremo Giovani”, em 14 de dezembro, e outros dois provenientes da cidade italiana que sedia a disputa.

Entre as regras, destaca-se também a estrutura de votação. Como nos anos anteriores, três júris irão avaliar os concorrentes: a televotação pública; a sala de imprensa, TV e Web; e o júri do rádio.

Desta forma, a distribuição dos votos será 34% para o público, 33% para a imprensa e 33% para o rádio.

Durante as noites do festival, a dinâmica será ajustada: na primeira noite (terça-feira), todos os 26 “Grandes Artistas” se apresentarão, com suas músicas avaliadas pelos júris da Sala de Imprensa, TV e Web.

Já na segunda noite (quarta-feira), 13 dos 26 artistas competirão, com votos do público e do Júri de Rádio, cada um com ponderação de 50%. Para a categoria “Revelações”, os quatro artistas se apresentarão em duplas, sendo avaliados por televoto, Júri de Imprensa, TV e Web, e de Rádio. Os vencedores de cada desafio seguirão para a terceira noite.

O mesmo método será aplicado na terceira noite (quinta-feira) para os “grandes artistas”. Na categoria Revelações, haverá um confronto final entre os dois artistas classificados.

A noite de covers, marcada para sexta-feira, será uma oportunidade para os Grandes Artistas, acompanhados de convidados especiais, reinterpretarem músicas italianas ou internacionais. No entanto, o resultado dessa noite não afetará a classificação final.

Os covers serão julgados pelos três júris. Na rodada final da quinta e última noite (sábado), serão executadas todas as 26 músicas dos concorrentes, conforme votado pelos três júris.

Os resultados desta votação serão combinados com os das noites anteriores (exceto a noite “Cover”) para determinar a classificação das músicas/artistas.

Uma nova apresentação e votação serão realizadas para as cinco melhores músicas. O resultado será somado ao resultado geral dos anteriores para determinar uma nova classificação das cinco músicas/artistas, premiando assim o vencedor da 76ª edição do festival.

Uma das mudanças mais notáveis será a duração das músicas. Para 2026, as músicas dos Grandes Artistas não poderão exceder 3 minutos e 30 segundos, enquanto as canções da categoria Revelações terão um limite de 3 minutos.

As músicas, em sua maioria, serão em italiano, mas é permitida a inclusão de palavras ou frases curtas em dialetos ou línguas estrangeiras, desde que não alterem a identidade da canção.

Além disso, os vencedores das categorias “Campeões e Revelações” serão “protegidos” pela Rai até 3 de março de 2026, não podendo participar de programas em outras emissoras.

A data limite para cadastrar as músicas é 17 de novembro de 2025, e os artistas selecionados serão anunciados a partir de 23 de novembro.

A próxima será a quinta edição consecutiva de Carlo Conti como diretor artístico e apresentador do Festival. Seu envolvimento com o evento tem sido marcado por uma abordagem elegante e dinâmica, colocando as músicas no centro do espetáculo e sempre buscando inovar e trazer novos talentos à tona. O regulamento completo do festival poderá ser acessado no site oficial da Rai. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios