Notícias

Festival de Veneza 2025 divulga concorrentes ao Leão de Ouro

O Festival de Veneza anunciou os 21 filmes que concorrem ao Leão de Ouro em 2025, lista que, apesar do sucesso de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, na edição do ano passado, não inclui produções brasileiras.

Entre os destaques da competição estão “Frankenstein”, novo longa do diretor mexicano Guillermo del Toro, “La Grazia”, dirigido pelo italiano Paolo Sorrentino e estrelado por seu ator preferido, Toni Servillo, e “Bugonia”, nova parceria entre o cineasta grego Yorgos Lanthimos e a vencedora do Oscar Emma Stone.

Além de “La Grazia”, que abrirá a mostra, outros quatro filmes italianos disputarão o Leão de Ouro: “Duse”, de Pietro Marcello, “Elisa”, de Leonardo di Costanzo, “Sotto le nuvole”, de Gianfranco Rosi, e “Un film fatto bene”, de Franco Maresco.

Já o francês François Ozon levará ao palco do Festival de Veneza o longa “O estrangeiro”, adaptação da célebre novela de Albert Camus, enquanto o sul-coreano Park Chan-wook, diretor de “Oldboy”, retorna à mostra após 20 anos com “No other choice”.

A lista de longas selecionados para a competição principal em Veneza ainda inclui “The wizard of the Kremlin”, de Olivier Assayas; “Jay Kelly”, de Noah Baumbach; “The voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania; “A house of dynamite”, de Kathryn Bigelow; “The sun rises on us all”, de Cai Shangjun; “À pied d’oeuvre”, de Valérie Donzelli; “Silent friend”, de Ildikó Enyedi; “The testament of Ann Lee”, de Mona Fastvold; “Father mother sister brother”, de Jim Jarmusch; “Orphan”, de László Nemes; “The smashing machine”, de Benny Safdie; e “Girl”, de Shu Qi. 

Considerado uma das três grandes mostras de cinema do mundo, ao lado de Cannes e Berlim, o evento acontece entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios