Notícias

Berlusconi saúda religiosos em cúpula preparatória ao G8

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, enviou hoje uma mensagem aos religiosos que estão participando de um encontro em preparação à Cúpula do G8 (grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia), demonstrando apoio e ressaltando a importância da reunião.

O premier italiano afirmou que gostaria de cumprimentar os participantes pessoalmente.

 

Ratificou que o evento "representa uma contribuição de grande importância para os temas cruciais ao futuro do planeta" e "a reflexão e a contribuição dos líderes religiosos serão muito importantes" para a Cúpula do G8, que ocorrerá entre os dias 8 e 10 de julho, na cidade italiana de L'Aquila, localizada na região de Abruzzo.

No documento, Berlusconi defendeu ainda que a Itália fará com que o encontro das oito potências mundiais seja dedicado, principalmente, "aos mais fracos, tanto das sociedades desenvolvidas, como dos países pobres".

 

"A Itália quer colocar ao centro das discussões a crise econômica mundial e a dimensão humana e social. Posteriormente, trabalharemos em particular com os países e com as organizações internacionais da África para aliviar o impacto da crise sobre as populações em desvantagens do planeta, concentrando-se na segurança alimentar e no acesso à água", explicou o presidente do Conselho de Ministros italiano.

 

Para o primeiro-ministro, em vista destas questões, "ligadas à prosperidade e à solidariedade internacional, e em geral à paz, será muito importante a reflexão e a contribuição dos líderes religiosos, que ajudarão todos os chefes de Estado e de governo presentes em L'Aquila".

A IV Cúpula de líderes religiosos em ocasião do G8 iniciou-se hoje, sendo que os participantes visitaram L'Aquila, cidade escolhida para sediar a reunião dos representantes dos oito países por ter sido atingida em abril por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter que deixou quase 300 mortos.

"Sabemos que não é possível imaginar um futuro de paz para todos se não se parte dos lugares de maior sofrimento", comentou o presidente da Comissão Episcopal para o diálogo religioso da Conferência Episcopal Italiana (CEI), monsenhor Vincenzo Paglia.

"Por isto quisemos partir daqui, com esta peregrinação ao centro de uma cidade ferida. Queremos demonstrar a nossa solidariedade à população atingida pelo sismo", explicou Paglia, que esteve em L'Aquila esta manhã junto com mais 128 religiosos. 

 Os participantes da reunião, entre eles uma delegação do Patriarcado Ortodoxo de Moscou, se dirigirão esta tarde para Roma, onde se encontrarão com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, e iniciarão as mesas de discussões. 

 Amanhã, último dia de encontro, os debates ocorrerão na sede da Chancelaria italiana e devem ser abordados os temas prioritários da Cúpula do G8, como o abastecimento de água, segurança alimentar, saúde e educação. 

 O primeiro encontro de líderes religiosos em preparação à Cúpula do G-8 foi realizado em 2006, na Rússia. No ano seguinte, o evento foi aconteceu na Alemanha e, em 2008, no Japão.

 

Fonte: Ansa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios