Notícias

FMI eleva projeção para economia da Itália em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a estimativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) da Itália, que deve alcançar 0,5% em 2025, 0,1 ponto percentual a mais que a projeção divulgada em abril.

Já para 2026, o FMI manteve a expectativa de expansão inalterada em 0,8%. Os dados estão em um relatório sobre a economia mundial divulgado nesta terça-feira (28), em meio à guerra tarifária deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

De acordo com a instituição, o PIB global deve crescer 3% neste ano, 0,2 ponto percentual a mais que a previsão de abril, e 3,1% em 2026 (+0,1 ponto). A revisão para cima se deu em função da intensificação do intercâmbio comercial antes dos regimes tarifários que os EUA devem impor a dezenas de países do mundo a partir de 1º de agosto.

Ainda assim, o FMI indicou que o quadro econômico permanece substancialmente “incerto”.

“A resiliência da economia global é positiva, mas também frágil. Embora o choque comercial possa se revelar menos grave do que se temia inicialmente, ele permanece significativo, e se multiplicam as evidências de seu impacto negativo na economia global”, disse o economista-chefe do fundo, Pierre-Olivier Gourinchas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios