Notícias

FMI reduz previsão de crescimento para Itália

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a estimativa de crescimento da Itália e de outros países europeus, ao mesmo tempo em que elogiou a "força" da América Latina em enfrentar a crise internacional. 

Em seu relatório World Economic Outlook (WEO), o Fundo acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) italiano vai crescer 0,6% este ano, ou seja, 0,4 ponto percentual a menos que a previsão de junho. Em 2012, o PIB deve atingir apenas 0,3%, o que representa uma queda de 1%. 

A entidade destacou que a retomada da economia é "fraca" e "incerta" e aconselhou a União Europeia (UE) a "reforçar o sistema financeiro" e as instituições locais. 

Especificamente sobre a Itália, o FMI afirmou que o problema do país "é uma taxa de crescimento relativamente baixa". 

A agência Standard and Poor's rebaixou de A+ para A a classificação da dívida soberana italiana devido à "debilidade das perspectivas de crescimento" do país. 

Para o FMI, a "economia global está em uma nova fase perigosa", em especial diante da possibilidade da crise europeia "escapar do controle" das autoridades e dos Estados Unidos enfrentarem novas dificuldades.

No entanto, o Fundo destacou que a região da América Latina e do Caribe mostrou "fortes" perspectivas de crescimento, apesar do cenário externo. 

As projeções do FMI estimam um crescimento de 4,9% para a América do Sul neste ano, de 3,9% para a América Central e de 4,3% para o Caribe.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios