Notícias

FÓRMULA 1: Ricciardo vence na Itália após batida de Verstappen e Hamilton

O australiano Daniel Ricciardo quebrou um jejum de três anos e venceu o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em Monza, em uma corrida marcada por uma nova batida entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.

O resultado também significa a primeira vitória da McLaren desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button.

Além disso, a equipe ainda garantiu o segundo lugar em Monza com Lando Norris, à frente de Sergio Pérez.

O mexicano da Red Bull, no entanto, caiu para a quinta colocação por causa de uma punição de cinco segundos a mais em seu tempo de prova por ter ultrapassado Charles Leclerc, da Ferrari, por fora da pista.

Com isso, Valtteri Bottas, que largara do fundo do grid, herdou o terceiro lugar, enquanto Leclerc foi o quarto. Carlos Sainz (Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin), Fernando Alonso (Alpine), George Russell (Williams) e Esteban Ocon (Alpine) completam a zona de pontos.

Ricciardo, que não vencia desde o GP de Mônaco em 2018, vinha fazendo uma temporada abaixo das expectativas até aqui, mas assegurou a primeira posição após uma batida entre Hamilton e Verstappen na 26ª volta.

Liderando a prova, o britânico parou nos boxes e voltou logo à frente do líder do campeonato, que aproveitou a velocidade maior na reta para tentar ultrapassar o rival na Variante del Rettifilo. Sem espaço, a Red Bull acabou alavancada por uma “lombada” do lado de fora da pista e parou sobre o cockpit de Hamilton.

“Eu deixei espaço, ele evidentemente perdeu o controle e voou sobre mim. Foi oportunismo, ele sabia que bateríamos”, disse o britânico após a corrida. Já o holandês acabou punido com a perda de três posições no grid do GP da Rússia e dois pontos na superlicença.

O resultado do GP de Monza mantém Verstappen (226,5) com cinco pontos de vantagem sobre o heptacampeão mundial (221,5), enquanto Bottas está em terceiro lugar, com 141. Já entre os construtores, a Mercedes lidera com 362,5 pontos, contra 344,5 da Red Bull.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios