Notícias

Funcionários da rede de rádio e televisão estatal RAI, irão fazer greve no próximo dia 11 de junho

Funcionários da rede de rádio e televisão estatal italiana Rai marcaram uma greve e uma manifestação em Roma no próximo dia 11 de junho para protestar contra o corte de 150 milhões de euros (R$ 450 milhões) no orçamento anual da empresa anunciado pelo governo. A paralisação foi convocada por sindicatos de trabalhadores do setor de comunicação.

A redução dos recursos da emissora faz parte de um projeto de diminuição das despesas públicas defendido pelo primeiro-ministro Matteo Renzi. No entanto, para os empregados da companhia, trata-se de um corte drástico que não serve para atingir os desperdícios, mas sim os postos de trabalho. Eles acreditam que tal medida poderia criar as condições para o desmantelamento das sedes regionais da Rai e para a venda da RaiWay, subsidiária responsável pela rede de transmissão do sinal das emissoras do grupo. Contudo, o governo reiterou que a redução do orçamento será mantida, apesar da greve.

No último dia 13 de maio, Renzi discutiu ao vivo – mas sempre de maneira civilizada – sobre a questão com um dos principais apresentadores da Rai, Giovanni Floris. O jornalista perguntou ao premier se um corte de 150 milhões de euros não poderia prejudicar o canal em um contexto de duopólio com a Mediaset, empresa de Silvio Berlusconi.

O primeiro-ministro respondeu que a Rai pertence ao Estado italiano e que, por isso, deve fazer seus sacrifícios. "Caro Floris, me desculpe, mas isso cabe a você também", declarou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios