Notícias

Funeral de Dario Fo reúne milhares de pessoas em Milão

Milhares de pessoas acompanharam o funeral do escritor, dramaturgo e Nobel de Literatura italiano Dario Fo, realizado na praça do Domo de Milão, cidade onde ele vivia.

O corpo foi recebido sob gritos de "Dario", após percorrer cerca de 3 km no cortejo fúnebre que o levou do Piccolo Teatro Strehler, onde havia sido velado. Debaixo de chuva, parentes, amigos e admiradores acompanharam o caixão pelas ruas do coração de Milão, ao som de "Bella ciao", música símbolo da Resistência Italiana.

O cortejo também contou com a presença de expoentes do partido populista e antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), como as prefeitas de Roma, Virginia Raggi, e Turim, Chiara Appendino. Já na praça do Domo, as duas ganharam a companhia do fundador da legenda, o humorista Beppe Grillo. Fo era bastante próximo ao M5S e participou de diversos comícios da sigla.

"Apesar de tudo o que os outros fizeram, eles nunca baixaram a cabeça", declarou o filho de Fo, Jacopo, referindo-se também a sua mãe, a atriz e dramaturga Franca Rame, morta em 2013. Durante sua vida, o casal sempre teve problemas com a classe política na Itália devido às críticas sociais presentes em suas peças.

O funeral foi encerrado também ao som de "Bella ciao", cantada em uníssono pela multidão. Em seguida, o corpo de Fo foi levado ao cemitério monumental de Milão, onde foi sepultado ao lado do caixão de Rame.

Vencedor do Nobel de Literatura em 1997, o dramaturgo era um dos maiores ícones da cultura italiana, transitando por diversos ramos da arte, inclusive a pintura. Ele faleceu por conta de uma insuficiência respiratória ligada a uma doença pulmonar que enfrentava havia anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios