A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse que aprecia o compromisso do novo presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, de “garantir uma liderança compartilhada e pragmática”.
Segundo nota do governo, a declaração foi dada durante uma reunião entre Meloni e o português, que escolheu começar sua turnê de “apresentação” pelas “capitais europeias” em Roma.
Os líderes discutiram “as prioridades de ação da UE para o próximo ciclo institucional, começando pelos principais cenários de crise em nível internacional e as questões de competitividade e gestão dos fluxos migratórios”.
“Ao mesmo tempo, os métodos de trabalho do Conselho Europeu foram discutidos, com o objetivo de aumentar ainda mais seu papel e eficácia”, acrescenta o comunicado.
Costa, por sua vez, reforçou que a reunião com Meloni foi “excelente”, enfatizando que agora é importante “avaliar quais são as perspectivas e prioridades dos vários membros”.
“Como a Itália é um país fundador da UE, é importante conhecer e tomar nota das prioridades da premiê Meloni”, afirmou ele.
Os eurodeputados do partido de direita Irmãos da Itália (FdI), de Meloni, votaram contra a reeleição da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na semana passada.