Notícias

EVASÃO FISCAL NA ITÁLIA: Mais de 1 bilhão de euros foi para San Marino

A Polícia Fiscal italiana (GDF) iniciou no começo do ano um plano de ação contra a fraude fiscal internacional e, com base em 330 inspeções realizadas desde janeiro passado, descobriu mais de € 850 milhões enviados ilegalmente para San Marino, sobre os quais não se pagaram os impostos devidos, e outros € 240 milhões de Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) igualmente evadidos. 

As investigações se concentraram em dois tipos de evasão para San Marino, com a colaboração ativa das autoridades do pequeno país, independente mas encravado em solo italiano, entre as regiões da Emilia Romagna e Marche. 

O primeiro tipo se refere a empresas italianas que enviaram dinheiro sujo para sociedades financeiras de San Marino, para lavá-lo e fazê-lo retornar à Itália sob a forma de empréstimos ou de abertura de crédito para sociedades afiliadas.

Quanto ao IVA, a fraude foi realizada mediante empresas de fachada que funcionam como intermediárias entre empresas italianas e de San Marino nos setores da eletrônica, da telefonia móvel, do calçado e artigos de papelaria.

A Polícia Tributária especificou que no momento estão em curso outros 800 controles semelhantes, que poderiam revelar uma evasão de divisas ainda maior. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios