A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse que teve conversas “agradáveis” com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk em um jantar em Paris, na capital da França.
Os três participaram de um evento oferecido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, após a cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame, cinco anos depois de um incêndio devastador.
“Foi uma oportunidade agradável para o diálogo esta noite no Eliseu com Donald Trump e Elon Musk”, afirmou Meloni, em uma publicação em seu perfil no Facebook.
Em 23 de setembro, Musk presenteou Meloni com o “Global Citizen Award 2024” por ser a primeira mulher chefe de governo da Itália, durante premiação conferida anualmente pelo Atlantic Council, em Nova York, à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, Na ocasião, ele elogiou Meloni como “alguém que é ainda mais bonita por dentro do que por fora” e reforçou que ela havia feito “um trabalho incrível” como primeira-ministra, “com crescimento recorde e emprego”.
O dono da Tesla, X e SpaceX, que foi nomeado por Trump para chefiar uma agência de eficiência governamental recém-criada, acrescentou que Meloni “é alguém que é autêntica, honesta, verdadeira”.
Agradecendo a Musk por seu “gênio precioso”, Meloni fez uma defesa apaixonada dos valores ocidentais. Na última semana, a imprensa norte-americana apontou que Meloni pode ser um canal entre Trump e a União Europeia (UE) devido aos seus laços com o republicano.