Notícias

Giorgio Napolitano aceita se candidatar a um segundo mandato, para solucionar impasse na Itália

O Presidente da Itália, Giorgio Napolitano, aceitou candidatar-se a um segundo mandato, depois de uma quinta votação dos grandes eleitores do Parlamento italiano ter mais uma vez finalizado em fracasso.

"O que me move neste momento é o sentimento de não poder escapar das minhas responsabilidades para com a nação", declarou Napolitano, num comunicado emitido pelo Quirinale.

A situação de caos ficou complicada: com os 445 representantes do PD, em guerra aberta contra Bersani, que votaram em branco.

Stefano Rodotà, o nome apresentado pelo Movimento 5 Estrelas do humorista Beppe Grilo, reuniu 210 votos, menos três do que alcançara na última votação de sexta-feira, o que parece indicar que o Esquerda Ecologia e Liberdade, que integra a coligação de centro-esquerda que venceu as legislativas, mantém o seu apoio ao académico e ex-deputado do Partido Comunista.

O segundo nome mais votado na quinta votação, mas com apenas 20 votos, foi o do atual Presidente Giorgio Napolitano, que termina o mandato de sete anos no próximo dia 15 de Maio. Pier-Luigi Bersani, o líder demisionário do PD, e o ex primeiro-ministro Silvio Berlusconi, do Povo da Liberdade, reuniram com o Presidente para discutir o impasse no parlamento: a imprensa italiana especulava que teriam tentado convencer Napolitano a cumprir um segundo mandato, mas aos 87 anos de idade a hipótese não parece muito plausível.

Os dois primeiros nomes sujeitos a votação, Franco Marini, escolhido por Bersani como o acordo de Berlusconi, e Romano Prodi, indicado por Bersani sem o acordo de Berlusconi, ficaram longe dos votos necessários (dois terços dos 1007 votos até à quarta votação e depois disso uma maioria simples de 504 votos). 

A rejeição de Marini e Prodi foi uma humilhante derrota política para Bersani, que imediatamente fez saber que se demitiria da presidência do PD depois da eleição do presidente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios