Notícias

Giorgio Napolitano manifesta preocupação com sinais de xenofobia

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse que está preocupado com o tratamento dispensado por políticos do país aos imigrantes e mais pobres, o que indica o aumento de manifestações de xenofobia.

"Difunde-se uma retórica pública que não hesita em incorporar tons de intolerância ou xenofobia", afirmou Napolitano, que falou na conferência anual do Centro Europeu das Fundações (EFC), que discutiu o combate à pobreza.

 

O presidente não se referiu, contudo, às instituições públicas ou grupos políticos que estariam intensificando este discurso.

Do mesmo modo, também não fez menção a situações em que foram manifestadas posturas de intolerância.

 

 

As polêmicas sobre a xenofobia na Itália ganharam novo fôlego nos últimos dias, quando entrou em vigor o tratado entre a Itália e a Líbia sobre a imigração ilegal.

 

Mediante o convênio, Roma promete pagar 5 bilhões de euros ao país africano nos próximos 20 anos. Em contrapartida, a Líbia deve receber todas as embarcações com imigrantes ilegais que forem interceptadas pela Itália em sua costa.

Nos últimos dias, pelo menos 500 estrangeiros foram repatriados antes que chegassem a território italiano.

 

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou o projeto de lei de segurança apresentado pelo governo que criminaliza a imigração clandestina dentro do país.

 

A medida aumenta para seis meses o prazo máximo durante o qual imigrantes podem permanecer legalmente detidos nos centros de acolhida, proíbe seu acesso aos serviços públicos e autoriza a realização de rondas de civis para auxiliar no combate à criminalidade.

 

Fonte: Ansa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios