Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Gli 8celli di Torino se apresentarão em São Paulo e Rio de Janeiro
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Gli 8celli di Torino se apresentarão em São Paulo e Rio de Janeiro
Notícias

Gli 8celli di Torino se apresentarão em São Paulo e Rio de Janeiro

Fabio Botto
Compartilhar
O inédito grupo fará apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro no mês de agosto
Compartilhar

O inédito grupo fará apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro no mês de agostoOs Istititutos Italianos di Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro, em parceria com a Regione Piemonte e a Associazione Piemontesi nel Mondo de São Paulo, trazem ao Brasil "Gli otto violoncelli di Torino", com apresentações nos dias 09, 13 e 15 de agosto em São Paulo e 23 e 24 no Rio de Janeiro.

 

https://www.provincia.biella.it/

O grupo nasceu em 2005 de um sonho do maestro Fabrice De Donatis, que há anos, queria criar pela primeira vez na Itália, um grupo de oito violoncelistas, mas que tivessem uma ligação não apenas profissional e sim de amizade.

 

Os convidados a integrarem o projeto foram: Fabrice de Donatis, Paola Perardi, Umberto Clerici, Alberto Capellaro, Massimo Barrera, Giulio Arpinati (substituído por Heicke Schuch nesta ocasião) , Claudia Ravetto e Manuel Zigante.  

 

Desde sua criação já fizeram diversas apresentações na Itália, tais como na “Associazione Musicale Tríade D’Oro” em Rivoli, na “Associazione Per La Ricerca Sulla Depressione” em Torino, no “Suoni dal Monviso” em Cuneo, na “Fondazione Gioventù Musicale d’Italia” em Arona, no “Festival nei suoni dei Luoghi” em Udine e na “Classica e Lírica Tra i Navigli” em Milão. 

 

https://www.provincia.biella.it/

No programa destacam-se composições de Verdi, Joplin, Bernstein, Faurè, Grutzmacher e Villas Lobos. 

 

Informações São Paulo

 

09/08/2009    às 17h00

Auditório Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 – Parque Ibirapuera

Tel. bilheteria (11)3629 1000

 

13/08/2009    às 21h00

Teatro Arthur Rubinstein (clube Hebraica)

Rua Hungria, 1.000

Tel. bilheteria (11) 3818 8888 

 

15/08/2009    às 20h00

Auditório Simon Bolivar (Memorial da América Latina)

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664

Portão 13 – estacionamento Portão 15 

ENTRADA FRANCA

 

Informações do Rio de Janeiro

http://www.riocello.com/

 

23/08/2009 às 16h00

Igreja da Candelária

Praça Pio X

Tel. (21)2233.2324

 

24/08/2009 às 19h00

"Violoncelada"

Sala Cecília Meireles

Rua Largo da Lapa, 47

 

Os Integrantes:

 

. Fabrice de Donatis: Diplomou-se em 1990 com nota máxima no Conservatório “Giuseppe Verdi” como aluno de Sergio Patria e Enrico Egano. Já se apresentou como violoncelista solista, além da Itália, em Paris, Amsterdam, Bucareste, Oslo, Helsink, Tóquio e Melbourne. Nos últimos anos participou como violoncelista solista da Orchestra do “Teatro Regio” de Turim e no “Festival Regio Itinerante”.  

 

. Paola Perardi: Começou a estudar violoncelo com cinco anos de idade na escola “Suzuki Talent Center” de Turim. Diplomou-se em 2001 no Conservatório “Giuseppe Verdi” como aluna de Antonio Mosca. Obteve o terceiro lugar no concurso internacional de música de câmara “Palma d’oro de Finale Ligure” e do concurso “Sandro Fuga” em Turim. É violoncelista solista da Orquestra Milano Clássica e da Filarmônica de Turim. 

 

. Umberto Clerici: Estuda violoncelo desde os cinco anos de idade, quando iniciou na escola “Suzuki Talent Center” de Turim. Diplomou-se no Conservatório “Giuseppe Verdi” tendo como professor Antonio Mosca. Em 1999 estreou como solista no Japão e trabalhou na Philarmonia Wien, na Brighton Philarmonic, na Orchestra di Câmara di Mantova, nos “Pomeriggi Muicali” em Milão, na Filarmônica de Zagreb, e colaborou com diretores como Lu Jia, Keri-Lynn Wilson, Dmitry Stkovetsky, Jean Bernard Pommier e Peter-Lukas Graf. Em 2002 ganhou o concurso da “Associazione Nazionale I.C.O.” (Orchestra de Câmara Italiana). Desde 2004 é solista na Orchestra Filarmônica di Torino, além de ser assistente de Julius Berger na Academia de Verão da Universidade Mozartum de Salzburg e na Hochschule für Musik da Ausburg e Nuremberg. 

 

. Alberto Capellaro: Diplomou-se no Conservatório “Giuseppe Verdi” de Milão em 1992 com o professor Rocco Filippini. Antes havia estudado com Pietro Nava e Renzo Brancaleon. Venceu o “Concorzo Nazionale L.Pierosi” de Biella e recebeu o prêmio “Rovere D’Oro” no concurso internacional de San Bartolomeo. Atua na “Orchestra del Teatro Regio” de Turim e de Parma, na “Orchestra Sinfônica Giuseppe Verdi” de Milão, na orquestra do “Teatro Carlo Felice” de Gênova, na “Orchestra dei Pomeriggi Musicali” de Milão, na “Filarmônica 900” e na “Orchestra Guido Cantelli”. Desde 1997 colabora com a I.C.O. (Orchestra da Câmara Italiana). 

 

. Massimo Barrera: Concluiu o curso de violoncelo com nota máxima no Consevatório de Turim com Sergio Patria e na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst de Mannheim com Michael Flaksman. Fez parceria com o pianista Amos Corbini com quem tocou na cidade de Portogruaro no “Festival Estive” em Gênova, no Palácio Real de Bérgamo, no “Festival Antidogma”, no “Piemonte in Musica” em Turim. Tocou na “Le Musique d’automme en Chinonais” na França. Desde 1997 colabora com o “Ensemble Europeo Antidogma Musica” tendo tocado na França, Alemanha, Espanha, Uzbequistão e México. Apresentou-se na “Gustav Mahler Jugendorchester” para os “Festspiele” de Salzburgo. Colaborou com a “Orchestra Sinfônica Nazionale RAI e fez parte da “Orchestra Giovanile Italiana”, da “Orchestra dei Pomeriggi Musicali” de Milão e no “Teatro Carlo Felice” em Gênova. Exerce atividades didáticas no Conservatório de Turim e no “Jugendmusilschule” de Worms e leciona no “Istituto Musicale Città di Rivoli” e no “Intenzioni Sonore Scuola di Musica” de Turim.  

 

. Heicke Schuch: alemã, substituta de Giulio Arpinati, é a mais nova do grupo, nasceu em 1983. Iniciou seus estudos com sete anos. Entrou para a escola Hochschule für Kolncomo e teve como professora Maria Kliegel. Desde 2007 estuda na escola “Mozarteum” de Salzburgo com Enrico Bronzi. Entre outros recebeu o prêmio “Neuss” em 1997 na cidade de Neuss onde nasceu, além do prestigioso “Pro Europa” de Heike Schusch.Participou de orquestras na Europa e na Ásia e se apresentou como violoncelista solista, musicista de câmara e primeira violoncelista em diversas delas. Participou dos festivais “Schleswing-Holstein Festival” e “Friedrich Gulda Festival”.  

 

. Claudia Ravetto: Estudou, no Conservatório “Giuseppe Verdi” de Turim, com Sergio Patria, onde se diplomou em 1988. Foi violoncelista do quarteto de arcos “Paolo Borciani” com quem se apresentou em diversos festivais italianos e estrangeiros e nas principais associações de música da Itália, dentre eles o “Musica nel nostro tempo” de Milão, “Festival Spoleto”, “Concerti dell’Ateneo Messinese”, “Istituzione Universitária dei Concerti” de Roma, “Fstival Mozartino” de Salzburgo, “Festival Internazionale del Quartetto per archi Reggio Emilia”, “Estate Fiesolana”, “Settembre Musica” de Torino, “Teatro Régio” de Torino e “Festival Mozartiano” de San Luis Obispo na Califórnia. Atualmente é violoncelista do quarteto de arcos “Petrassi” e titular da cátedra de quarteto no Conservatório “Giuseppe Verdi” de Turim. 

 

. Manuel Zigante: único não italiano do grupo original, nasceu na França, e teve como professores Renzo Brancaleon e Ameddeo Baldovino. Diplomou-se no Conservatóio de Santa Cecília em Roma e estudou quarteto com Piero Farulli Ilan Skampa e Gyorgy Kurtag. É membro fundador do “Quarteto d’Archi” de Turim e tocou nas transmissões de rádio da Radio Tre, RAI Tre, Telepiù 3, R.T.B.F., Radio 3 de Bruxelas e France Musique, BBC, Radio Lubjana e Radio Zagreb. É primeiro violoncelista na “Bolzen Streicher Akademie” e desde 1998 é assistente de Piero Farulli e docente de quarteto na “Scuola di Musica di Fiesole” e de quarteto no Conservatório G.F.Ghedini em Cuneo.

Você pode se interessar também por ...

ECONOMIA: FMI revê previsão de crescimento do PIB Italiano
Enchentes devastam cidades no norte da Itália
Ministro italiano do Interior manifesta orgulho por operação do navio Costa Concordia
Vacina causou brigas em 40% das famílias com jovens na Itália
Fórmula 1: Após duas poles seguidas Button é superado por Vettel
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Tenista italiano Sinner vence Ruud, conquista Masters 1000 de Roma e entra para história do tênis

Fabio Botto
Fabio Botto
17 de maio de 2026
Líderes italianos prestam homenagem a Sinner após título histórico
Meloni e Mattarella visitam feridos em hospitais após ataque que chocou Itália
Giorgia Meloni celebra declaração europeia sobre gestão de fluxos migratórios
Itália passa a exigir placas de identificação para patinetes elétricos
Cineasta italiano Paolo Sorrentino prepara documentário sobre trajetória de Carlo Ancelotti
FSSPX confirma sagrações de novos bispos. Vaticano endurece o tom alegando “cisma”
Italiano Fabio Di Giannantonio vence corrida caótica no GP da Catalunha de MotoGP
Tenistas italianos Bolelli e Vavassori fazem história e conquistam título inédito nas duplas em Roma
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?