Notícias

Governo da Itália proíbe deslocamentos entre cidades

Objetivo é evitar êxodo para as regiões do sul do país

O governo da Itália determinou que as pessoas não podem mais se deslocar entre cidades, tanto em veículos privados quanto em meios de transporte públicos, a não ser por “comprovadas exigências de trabalho, por absoluta urgência ou por motivos de saúde”.

A medida é mais uma restrição para tentar conter a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). A proibição da circulação entre cidades já está em vigor e foi estabelecida por uma normativa conjunta dos ministérios da Saúde e do Interior.

Não há prazo para o fim da restrição. O principal objetivo é evitar que os casos do novo coronavírus se espalhem para o sul, que tem menos condições econômicas de enfrentar a pandemia.

O temor do governo é de que a decisão do primeiro-ministro Giuseppe Conte de fechar todas as indústrias e empresas que não sejam essenciais para o país, gere um êxodo de trabalhadores dispensados para a Itália meridional.

A ordem também evita que governos locais tomem medidas unilaterais, como a Basilicata, que proibira entradas e saídas da região até 3 de abril. Atualmente, o sul concentra 6% dos casos do novo coronavírus no país, já que o epicentro da pandemia está no norte, especialmente na região da Lombardia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios