Notícias

Governo italiano anuncia apoio a candidatura das mulheres africanas ao Prêmio Nobel da Paz 2011

O Ministério das Relações Exteriores italiano anunciou o apoio de seu país a candidatura das mulheres africanas ao Prêmio Nobel da Paz 2011.

A campanha Nobel Pace Prize for African Women (NOPPAW) foi apresentada pela Farnesina (sede da chancelaria italiana), em ocasião do dia mundial da África, e é desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Cipsi (Coordenação de Iniciativas Populares de Solidariedade Internacional), com o compromisso do chanceler italiano, Franco Frattini.

"A África que caminha merece o Nobel", explicou o presidente da Cipsi Guido Barbera, destacando que "hoje apresentamos as mulheres africanas em pé, que propõem elementos positivos e não apenas sofrimentos, que levam pra frente o milagre da sobrevivência cotidiana, que caminham sempre juntas para promover as suas batalhas".

As mulheres africanas se empenham em acudir os filhos, os idosos, satisfazer s necessidades da família, vão aos campos, fazem girar a economia, e apesar de tudo isso geralmente sofrem abusos dos homens: são subnutridas, não recebem instrução, apanham em família se negarem casamentos e são estupradas.

O Prêmio Nobel, afirmou a subsecretária da Farnesina, Stefania Craxi, constituiria "um gesto simbólico a favor e seu compromisso cotidiano silencioso" e um passo a frente na batalha em defesa dos direitos humanos no mundo, na qual a política italiana "está comprometida a tempos".

A campanha NOPPAW quer também sensibilizar a opinião publica internacional. As mulheres africanas, destacou a teologa camaronesa Helene Yinda, "se empenham para transformar as nossas sociedades mas tudo isso não tem atraído a atenção do mundo de forma suficiente".

"Somos portadoras da existência contra tradições, sistemas e práticas ultrajantes a nossa própria humanidade e então somos uma alternativa confiável para uma nova sociedade africana e para um mundo mais justo e humano", destacou Yinda.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios