Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Governo italiano celebra “resolução” da crise em Honduras
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Governo italiano celebra “resolução” da crise em Honduras
Notícias

Governo italiano celebra “resolução” da crise em Honduras

Fabio Botto
Compartilhar
Zelaya e seus apoiadores na embaixada brasileira
Compartilhar

Zelaya e seus apoiadores na embaixada brasileiraA Itália expressou "grande satisfação" pela notícia de que o governo de facto de Honduras, de Roberto Micheletti, e o presidente deposto, Manuel Zelaya, chegaram a um acordo que põe fim à crise política desatada nesse país no último dia 28 de junho.

Em nota, a Chancelaria italiana recordou que o governo da Itália "tem acompanhado atentamente a situação, mantendo contato com vários interlocutores empenhados na difícil tarefa de mediação".

https://www.provincia.biella.it/

 

A Itália "também trabalhou no âmbito das ações comuns da União Europeia, a favor de uma solução pacífica e negociada pelo restabelecimento da ordem constitucional nesse país centro-americano, que chegou finalmente com a contribuição decisiva dos Estados Unidos", destacou a nota.

O Ministério das Relações Exteriores italiano também fez votos para que este acordo "consolide as condições, não apenas para uma efetiva reconciliação nacional, mas também para um correto desenvolvimento das já previstas eleições do fim de novembro, que representam o definitivo retorno à normalidade democrática de Honduras".

Nessa quinta-feira (29), as delegações das partes em conflito – por meio da mediação de uma missão norte-americana – chegaram a um consenso sobre o ponto de maior divergência, a restituição de Zelaya ao poder.

Entre as determinações, o novo acordo propõe que o mandatário destituído em 28 de junho seja restituído após o Congresso Nacional anunciar sua posição. Segundo Micheletti, o texto inclui a criação de um governo de reconciliação nacional, o reconhecimento das eleições gerais de 29 de novembro e a transferência da autoridade sobre as Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral.

A equipe mediadora norte-americana foi enviada pela secretária de Estado, Hillary Clinton, e chegou a Honduras na última quarta-feira (28). Fazem parte da delegação o subsecretário de Estado para a América Latina, Thomas Shannon; o secretário-adjunto de Estado, Craig Kelly; e o assessor da Casa Branca para a América Latina, Dan Restrepo.

Zelaya foi retirado de seu posto e expulso do país no dia em que seria realizada uma consulta popular sobre reformas constitucionais. Ele conseguiu retornar ao país em 21 de setembro e, desde então, está hospedado na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa. A não assinatura de um acordo entre o regime golpista e o governante constitucional poderia implicar no não reconhecimento das próximas votações. 

https://www.provincia.biella.it/

Você pode se interessar também por ...

Ferrari deve continuar com Felipe Massa na equipe
Itália aprova construção da maior ponte suspensa do mundo
Texto escrito por Berlusconi dias antes de morrer é revelado
Avalanche deixa ao menos um alpinista italiano morto
Dez imigrantes morrem em alto mar durante uma travessia entre a Líbia e a costa italiana
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Promotores italianos descartam acusação de terrorismo no ataque em Modena

Fabio Botto
Fabio Botto
19 de maio de 2026
Governo italiano anuncia medidas preventivas devido ao surto de Ebola na África
Ministério Públio de Roma investiga tragédia com italianos nas Maldivas como homicídio culposo
Queda do Império Romano trouxe diversidade genética à Europa, diz estudo
Setor de transportes na Itália faz greve em apoio à Flotilha de Gaza
Corpos de dois mergulhadores italianos mortos nas Maldivas são recuperados
Vaticano diz trabalhar com União Europeia para promover paz e dignidade humana
Itália busca acordos para enfrentar “desafios comuns” no G7 em Paris
Matteo Salvini defende revogação da cidadania italiana de estrangeiros que cometem crimes
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?