Notícias

POLÍTICA ITALIANA: Primeiro-ministro Mario Monti sofre primeira derrota no Parlamento

O governo tecnocrata da Itália sofreu sua primeira grande derrota no Parlamento em uma votação que revelou a tensão e o descontentamento na aliança política que sustém o primeiro-ministro Mario Monti, enquanto ele combate uma grande crise econômica. A Câmara dos Deputados votou por 264 a 211 contra uma emenda legal que possibilita abrir processos civis diretamente contra magistrados por erros de julgamento.

O governo de Monti, há três meses no poder, se opunha à emenda, que provocou ameaças dos magistrados de entrar em greve.

A ministra da Justiça, Paola Severino, prometeu reverter a votação quando a medida for para o Senado ou Câmara Alta.

A emenda foi sugerida pela Liga Norte, da oposição, mas era apoiada pelo partido de centro-direita PDL, do antecessor de Monti, Silvio Berlusconi, e por um grupo de rebeldes do Partido Democrático, de centro-esquerda.

Os dois últimos grupos formam a espinha dorsal da coalizão que mantém Monti no poder e a votação demonstrou a fragilidade de uma aliança desconfortável. A Liga e o PDL eram aliados sob Berlusconi.

Embora o governo não pareça correr o risco de colapso, a votação e o alto aplauso que se seguiu a ela destacam o descontentamento entre muitos políticos que vêm sendo eclipsados pelo governo tecnocrata de Monti enquanto ele se regozija da aclamação pública e europeia por combater a crise da dívida italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios